Scheidt e Prada retomaram a liderança (foto: Divulgação/ ZDL)
A Seletiva Brasil de Vela que está acontecendo na Baía de Guanabara (RJ), desde o último dia 8, ainda está muito disputada nas classes Star, Finn e RS:X feminino. Após oito das 14 regatas previstas na competição, os atletas estão disputando a liderança etapa a etapa.
Na Star, os campeões mundiais, Robert Scheidt e Bruno Prada, recuperaram a ponta da competição, na última terça-feira (12), após vencerem as duas regatas do dia. A dupla ultrapassou Lars Grael e Marcelo Jordão, e agora tem 15 pontos perdidos, apenas três pontos à frente dos segundos colocados. Estou muito feliz com o poder de reação que mostramos e por recuperar a liderança. Ainda temos muita coisa pela frente, disse Scheidt. Ganhando e perdendo não podemos levar momentos positivos ou negativos para a regata seguinte, completou.
Já Lars Grael lamentou o erro tático cometido durante a primeira regata da terça-feira, e a péssima largada da segunda etapa do dia, que fez com que ele e Jordão chegassem na primeira boia da regata em último lugar. Após uma corrida de recuperação, os velejadores amargaram a quinta colocação, mas permanecem em segundo na geral.
As outras classes – Eduardo Couto e Jorge João Zarif também estão em uma disputa acirrada pela liderança da classe Finn. Eduardo está com 16 pontos perdidos, enquanto que Jorge, de apenas 15 anos, tem 19. Na RS:X feminina, a situação da líder Patrícia Freitas é mais tranquila, com uma distância de seis pontos em relação à segunda colocada, Patrícia Castro. Em terceiro está a Catarina Freitas, irmã da líder, 12 pontos longe da ponta.
Apesar das vitórias nas duas regatas da última terça, Patrícia Castro não conseguiu assumir a liderança. “Foi um dia bom, mas não excelente. Foi bom porque ganhei as duas, mas a Patrícia Freitas chegou em segundo nas duas também e a diferença diminuiu pouco, lamentou a atleta.
Até esta quarta-feira (13), quando acontecerão mais duas regatas para cada classe da Seletiva Brasil, sete velejadores já estão garantidos na equipe brasileira que irá para Pequim, em agosto deste ano: Ricardo Winicki, o Bimba, na RS:X masculino, Fernanda Oliveira e Isabel Swan, na 470 feminina, André Fonseca e Rodrigo Duarte, na 49er, e Fábio Pillar e Samuel Albrecht, na 470 masculina.
Star
Finn
RS:X Feminino
Este texto foi escrito por: Webventure