Foto: Pixabay

Seletiva definirá equipe brasileira de vela para Pequim

Redação Webventure/ Vela

Adriana Kostiw disputará uma vaga no mundial na Nova Zelândia (foto: Thiago Padovanni/ www.webventure.com.br)
Adriana Kostiw disputará uma vaga no mundial na Nova Zelândia (foto: Thiago Padovanni/ www.webventure.com.br)

A partir do próximo dia 8 de fevereiro, acontecerá a Seletiva Brasil de Vela de 2008, nas raias do lado de fora da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. A disputa irá definir os representantes da equipe brasileira de vela para os Jogos Olímpicos de Pequim, em agosto deste ano.

Os atletas das classes Star, Finn, 470 (feminino) e RS:X (masculino e feminino) que irão representar o país serão apontados entre os dias 8 e 15 de fevereiro. Já o velejador da classe Laser Standard se classificará entre 22 e 29 de fevereiro, em uma eliminatória separada, também no Rio de Janeiro.

A Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM), responsável pela competição, convocará o primeiro colocado de cada classe para formar a Equipe Permanente de Vela, além de assegurar a sua presença na Olimpíada 2008.

Os atletas – Um dos destaques será Robert Scheidt, bicampeão olímpico na classe Laser, que irá disputar ao lado de Bruno Prada uma vaga na classe Star. Eles são os atuais campeões mundiais e venceram, no último dia 27, o Campeonato do 7º Distrito, no Rio de Janeiro. A dupla Lars Grael e Marcelo Jordão também participará da seletiva na classe Star.

Na Finn, a disputa será acirrada. Marcelo Ferreira, bicampeão olímpico na classe Star, irá concorrer contra o gaúcho Henry “Maguila” Boening, que conquistou recentemente o título brasileiro. Outros que têm chances na Finn são Fábio Bodra e Jorge Zarif, respectivamente, prata e bronze no Campeonato Brasileiro do Rio de Janeiro.

No 470 feminino, Fernanda Oliveira e Isabel Swan, tricampeãs brasileiras, bicampeãs sul-americanas e quartas colocadas no Mundial da China são as favoritas para irem às Olimpíadas. Foram elas que garantiram a vaga do Brasil em Pequim. Já entre os que disputarão na RS:X, o destaque masculino é de Ricardo Winick, o Bimba, medalha de ouro no Pan do Rio e campeão mundial em Cascais, quando garantiu a vaga para o Brasil. Entre as mulheres, Patrícia Castro, prata no Pan do Rio, e Carol Borges são as que têm mais chance de vitória.

A disputa pela vaga da classe Laser tem como principal atleta o catarinense Bruno Fontes, bicampeão brasileiro na modalidade. Caso ele vença a seletiva, será a sua primeira participação em uma olimpíada.

A primeira das 14 regatas oficiais previstas acontecerá no dia 9, sendo que a CBVM acredita que 60 barcos participarão do evento. “Tenho certeza de que formaremos uma equipe olímpica forte para tentar manter a tradição vencedora do esporte”, disse Walter Böddener, coordenador técnico da CBVM.

Em duas classes, os representantes brasileiros em Pequim já estão definidos. Na 49er, André Fonseca e Rodrigo Duarte conquistaram a vaga no Campeonato Mundial de Sorrento, e na 470, Fabio Pillar e Samuel Albrecht, garantiram participação nas Olimpíadas 2008, no Mundial de Port Phillips.

Vagas em aberto – O Brasil ainda pode aumentar a sua equipe de vela se os brasileiros conseguirem bons resultados nos campeonatos mundiais das classes Tornado e Laser Radial. Ambos acontecerão em Auckland, na Nova Zelândia, sendo o da Tornado entre os dias 22 de fevereiro e 1 de março e o da Laser Radial de 13 a 20 de março. Bruno Di Bernardi e Mário Tinoco concorrerão a uma das quatro vagas restantes na Tornado, enquanto Adriana Kostiw irá em busca de uma das seis vagas a serem preenchidas na Laser Radial.

OURO

Moscou 1980

  • 470 – Eduardo Penido/ Marcos Soares
  • Tornado – Alex Welter/ Lars Björkströn

    Atlanta 1996

  • Laser – Robert Scheidt
  • Star – Torben Grael/ Marcelo Ferreira

    Atenas 2004

  • Laser Robert Scheidt
  • Star Torben Grael/ Marcelo Ferreira

    PRATA

    Los Angeles 1984

  • Soling – Torben Grael/ Daniel Adler/ Ronaldo Senft

    Sydney/2000

  • Laser – Robert Scheidt

    BRONZE

    México 1968

  • Flying Dutchman – Reinaldo Conrad/ Burkhard Cordes

    Montreal 1976

  • Flying Dutchman – Reinaldo Conrad/ Peter Ficker

    Seul 1988

  • Star – Torben Grael/ Nélson Falcão
  • Tornado – Lars Grael/ Clínio de Freitas

    Atlanta 1996

  • Tornado – Lars Grael/ Kiko Pellicano

    Sydney 2000

  • Star – Torben Grael/ Marcelo Ferreira

    Este texto foi escrito por: Webventure

    Last modified: janeiro 31, 2008

  • [fbcomments]
    Redação Webventure
    Redação Webventure