Tudo pronto para o início das especiais cronometradas da quinta etapa do Campeonato Brasileiro de Velocidade. Com previsão de tempo bom e pista seca, a prova tem largada neste sábado, 16 de agosto, às 9h30, na cidade gaúcha de Estação.
A velocidade alcançada pelos carros e a emoção do público devem ser ainda maiores com terra seca. O navegador Rafael Sartori que corre ao lado do irmão Juliano, pela equipe Bitshop Rally, destaca que na terra vermelha, como é o caso do piso a ser encontrado em Estação, é muito melhor competir no seco. Em piso úmido ou molhado fica bastante perigoso, porque a terra vermelha é a mais perigosa quando está molhada.
Os pilotos serão divididos nas seguintes categorias: A6, N4, N3, N2, N2 Light e R1. A prova ainda é válida para a 3ª e 4ª etapas do Campeonato Gaúcho de Rally de Velocidade e em comemoração ao Rally 20 anos Estação. No total, este ano, o Campeonato Brasileiro de Velocidade terá oito provas, terminando em novembro.
A programação em Estação começou nesta sexta-feira com a vistoria dos carros e o shakedown, que serve para as equipes fazerem o último teste antes da prova, e segue com a largada promocional, à noite, ao lado da estação ferroviária da cidade. Neste sábado e domingo serão realizadas as provas. Ao todo serão sete especiais (trechos cronometrados) disputados no sábado e outros cinco no domingo, incluindo nestes números duas super especiais, ou super-primes como são conhecidos, tanto no sábado à tarde quanto no domingo ao meio-dia.
As Especiais de Estação
SS 01-03 – Estação – especial de 18,1 KM, a mais longa, com começo muito rápido e estrada aberta, depois do meio dela o trecho fecha um pouco. Piso firme e muito bom. É uma especial conhecida da maioria dos competidores.
SS 02-04-05 – Ipiranga do Sul – especial de 15 KM, extremamente técnica, piso excelente, compacto, sem buracos, parecendo um asfalto pelo fato de a prefeitura usar pedra brita e pó de brita nas estradas da região. Especial onde se deve atingir a maior média horária da prova. Considerada uma das melhores do Brasil.
SS 06-08 – Erebango – Especial nova com 11,6 KM, piso firme, mas o trecho final se for andado com chuva pode complicar um pouco pois é de barro vermelho e pouco cascalho. Larga dentro da cidade e termina também dentro dela. Especial de começo travado, mas final rápido.
SS 07 Mepel – Especial também tradicional de 12 K. Larga perto da cidade e chega perto dela também. De média velocidade e sua característica é o piso firme e duro com muitas pedras compactadas, mas é uma especial em que se deve tomar muito cuidado.
Super Especial (Prime) – Parque da Lagoa – Foi feito um grande trabalho neste trecho, pois a metade dele é dentro da antiga lagoa do parque. Para fazer esta pista foram usadas mais de 100 cargas de cascalho e feita drenagem. As principais atrações são as rampas para três saltos, a passagem por uma ponte e um splach de água.
Programação
Sexta-Feira – 15 de Agosto
8h – Abertura da Secretaria de Prova
8h – Abertura do reconhecimento das especiais
9h – Inicio da 1ª Vistoria Técnica
13h – Início da 2ª Vistoria Técnica
14h – Prova técnica dos carros de competição – Shakedown
16h – Encerramento do Shakedown
17h – Encerramento do Reconhecimento
19h – Briefing
20h – Largada Promocional
Sábado – 16 de Agosto
9h30 – Largada 1º Carro
16h30 – Largada Super Prime
Domingo – 17 de Agosto
8h – Abertura do Parque Fechado
8h30 – Largada do 1º carro na Especial 7
12h – Largada do Super Prime
13h30 – Fim da Prova – Rampa de Premiação
Este texto foi escrito por: Webventure