Luzia não teve concorrentes na Elite (foto: Caio Martins/ www.webventure.com.br)
Direto de Pedra Azul (ES) – Luzia Bello não teve muito que se preocupar com o título da Elite Feminina do duathlon do Xterra Regional, que aconteceu neste sábado (15), em Pedra Azul (ES). Isso porque a atleta foi a única mulher participante na categoria principal da disputa.
Apesar disso, a competidora não teve moleza no quesito percurso. O trajeto do XTerra foi muito complicado, exigindo bastante dos atletas. A prova foi bastante técnica, muito mais difícil do que eu esperava. Eu precisei não só de força, mas também de inteligência para saber dosar tudo na hora certo. Houve muita subida, tanto no ciclismo quanto na corrida. No final, eu atingi minha meta, que foi melhorar meu tempo, disse.
Para completar os 39 quilômetros totais de duatlhon em 3h26min33, Luzia utilizou-se de uma estratégia bastante difícil. Eu tentei segurar com a Elite Masculina, mas eles abriram muito. Então, eu consegui manter com o segundo pelotão. Eu mantive minha mentalidade de prova: ir tranquila, mas em um bom ritmo, afirmou.
Poucas mulheres – O Duathlon não contou com grande participação feminina na segunda etapa da competição. Com apenas uma mulher na categoria Elite e mais quatro na Amador, o Xterra não observou uma grande briga por posições entres as meninas.
Segundo Flávia Junqueira, participante da categoria amador, o pequeno número deu-se por uma série de fatores. Eu acho que o treino é muito puxado. Hoje em dia, as mulheres têm que fazer muita coisa. Nós temos que ser mãe, temos que ser namoradas, temos que trabalhar. Então, tudo isso toma muito tempo. Se você não tiver um objetivo, você não consegue conciliar tudo, explicou.
Este texto foi escrito por: Caio Martins
Last modified: maio 15, 2010