Webventure

Sem ingressos, público lota eventos gratuitos no Pan


Público lotou Praia de Copacabana (foto: Thiago Padovanni/ www.webventure.com.br)

Direto do Rio de Janeiro (RJ) – Mesmo antes de começar as competições nos Jogos Pan-americanos, a grande maioria dos ingressos já havia sido vendida. Irritados, muitos torcedores fizeram protestos e se revoltaram com a organização dos Jogos, mas nada disso adiantou. O jeito foi partir para os eventos gratuitos, como o Triathlon, que aconteceu no último domingo (16) na orla da Praia de Copacabana, cartão postal do Rio do Janeiro. Em todo o percurso da competição haviam torcedores vibrando com a passagem dos atletas.

“O esporte merece que todos os brasileiros estejam aqui festejando e é bem melhor que essa prova seja gratuita”, comemora Samira Matuque, que veio de São Paulo para assistir aos Jogos.

Apesar da organização afirmar que todos os ingressos já estão esgotados, é possível notar muitos lugares vazios nas competições. Na final de equipes da Ginástica Artística, por exemplo, a Arena Multiesportiva estava cheia, mas não lotada. Vários lugares não estavam ocupados.

Francisco de Castro, o Cangaceiro Maratonista, veio do Ceará para assistir aos Jogos mas não tinha ingressos. “Fui na abertura mas o ingresso era muito caro, dava quase para ir de volta para o Ceará”, lamentou o cearense que estava todo paramentado para prestigiar a prova na Praia de Copacabana.

Em muitos locais de competição, como o mountain bike e triathlon, a organização montou arquibancadas exclusivas para convidados especiais e autoridades. Enquanto o público pisava na lama no MTB e se espremia nas grades de Copacabana, os quase 160 lugares das arquibancadas não tinham 50% de sua ocupação.

Prestígio da família – Os parentes da atleta Carla Moreno vieram em peso para vê-la nadar, correr e pedalar em Copacabana. A caravana de 15 pessoas contou com a gratuidade do evento e saiu de São José dos Campos para prestigiar o triathlon. “Fizemos camisetas e faixas e é muito emocionante estar aqui. O clima da prova é muito legal”, comentou Ari Palma, sogro da atleta.

No Pan, vale mesmo o dito popular “sou brasileiro e não desisto nunca”. Mesmo pisando na lama ou enfrentando horas debaixo de um sol de quase 30ºC, o público não deixa de lado seus atletas. “A bandeirinha do Brasil ajuda a proteger do sol”, afirma Karina Campelo, que estava com a filhinha nos braços em Copacabana. Ela só foi ver a competição porque era gratuita e não pretende ir a outras provas.

Para quem não tem ingressos mas quer aproveitar os Jogos, ainda há eventos gratuitos, como a maratona, que acontece nos dias 22 e 30, a Vela, que começa no dia 22. Além deles, o público também poderá assistir o esqui aquático e a marcha atlética.

Este texto foi escrito por: Thiago Padovanni