Alunos do curso sobre acesso a montanhas (à dir. de pé Kika Bradford) (foto: Divulgação / Semana Brasileira de Montanhismo)
A 1ª Semana Brasileira de Montanhismo começou nesta segunda-feira (23), com um curso de acesso e conservação das montanhas, realizado apenas para convidados. O evento segue até o 1º de maio, com palestras, cursos e exposições, além do campeonato brasileiro de escalada esportiva.
O encontro desta segunda foi realizado pelo Accesso PamAm, organização que promove o acesso a áreas de escalada pelas Américas, com atenção às necessidades das populações locais e aos cuidados de conservação. Participaram 15 montanhistas, sendo 9 brasileiros, além de ativistas do Peru, Colômbia, Argentina, Chile, Cuba e Estados Unidos.
“Foi ótimo! O pessoal está com muita motivação para aprender e compartilhar as experiências, contou ao Webventure Kika Bradford, vice-presidente da Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada, que realiza o evento.
Ainda na segunda-feira, alguns convidados ilustres, como Luciano Fiorenza, guia na Patagônia, e Brady Robison, da organização de acesso às montanhas dos Estados Unidos, foram escalar nas paredes da Cidade Maravilhosa.
Próximos dias. A expectativa, segundo Kika, é que o público da Semana vá aumentando até o feriadão, quando acontecem os eventos abertos. Já temos mais de 400 pessoas inscritas e esperamos que mais gente participe, porque ainda há tempo de apoiar o evento com desconto. Nesta terça-feria tem início o Encontro de Parques de Montanha e o Encontro Científico Sobre Uso e Conservação de Montanhas.
Para ver o calendário completo dos eventos e fazer inscrição acesse o site da SBM: www.semanademontanhismo.com.br.
Este texto foi escrito por: Pedro Sibahi