Equipe brasileira de vela de 2010 (foto: Divulgação/ Maurício Val)
O mês de fevereiro será de suma importância para a vela brasileira. Entre os dias 15 e 27, atletas de todo o país reúnem-se no Iate Clube de Santa Catarina, na praia de Jurerê, em Florianópolis, para a disputa da Semana Brasileira de Vela 2011, que este ano definirá os classificados para a disputa dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México, em outubro, e os integrantes da Equipe Brasileira de Vela para a temporada.
As primeiras seletivas acontecem entre os dias 15 e 20 de fevereiro e terão como objetivos selecionar os melhores para o Pan do México por meio de critérios técnicos estabelecidos pela Confederação Brasileira de Vela e Motor. Para tanto, os velejadores precisam vencer em suas respectivas classes, entre elas Lightning, Hobie Cat 16, Snipe e Laser Radial (representante da Classe Sunfish). Apenas a classe J24 não terá seletiva.
A partir do dia 21, ocorrem as provas que escolherão os representantes das classes que são olímpicas e pan-americanas, como Laser Standard (masculino), Laser Radial (feminino), RS:X (masculino) e RS:X (feminino). Para a definição dessas, no entanto, serão somados também os resultados do Campeonato Brasileiro.
Classes Olímpicas – As seletivas para as classes olímpicas Star (masculino), Finn (masculino), 49er (masculino), 470 (masculino), 470 (feminino) e Match Race (feminino) também acontecerão durante o mês de fevereiro. Para estas classes, no entanto, a escolha será ainda mais importante, já que os melhores da Semana Brasileira de Vela e dos Campeonatos Brasileiros formarão a Equipe Brasileira de Vela, que disputará os principais eventos internacionais desta temporada visando a conquista da vaga para as Olimpíadas.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: fevereiro 10, 2011