O visual do canal de São Sebastião é bonito por natureza. Quando 120 veleiros deslizam pelo mar em frente ao Centro Histórico, o cenário ganha contornos e cores especiais. É o que aconteceu durante os cinco dias da Semana de Vela de Ilhabela e Ilhabela Cup, quando todas as regatas ocorreram diante de moradores e turistas no Race Village e Píer da Vila. Um espetáculo histórico em termos de constância meteorológica – com ventos favoráveis – e também informação esportiva em tempo real.
“Estamos vivendo uma situação que sempre esperamos que acontecesse, ou seja, ter visibilidade do esporte, aproximar a vela do público com a possibilidade de as pessoas assistirem as regatas. Participo da Semana de Vela de Ilhabela há 35 anos e é a primeira vez que conseguimos montar as raias no Canal de São Sebastião todos os dias. Até agora fechamos com chave de ouro”, diz Cuca Sodré, presidente da Comissão de Regatas do maior evento náutico da América Latina, que termina neste sábado (28). “Estamos muitos felizes, pois tivemos qualidade técnica, competição equilibrada, trouxemos o velejador próximo da cidade, com os moradores e turistas assistindo a movimentação na água do Race Village”, completa.
Pela primeira vez em 45 anos de história, a Semana de Vela de Ilhabela teve transmissão ao vivo das regatas, com imagens e locução exibidas em dois telões instalados no Race Village, além da possibilidade de acessar pelo Facebook da Secretaria de Esportes da cidade (www.facebook.com/
A integração entre terra e mar coloca Ilhabela entre as cidades com o melhor nível de organização de regatas internacionais. “As grandes competições ao redor do mundo contam com transmissão ao vivo. Agora, a tradicional Semana de Vela também ocupa esse patamar”, garante Ricardo “Kadu” Baggio, um dos locutores oficias e com vasta experiência no universo náutico, tendo atuado na Confederação Brasileira de Vela e Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Além dos vídeos, é possível acompanhar a evolução dos barcos em tempo real por meio de mapas. O monitoramento via satélite pode se acessado no link: http://www.spotagora.
Quando o assunto é ineditismo, a Semana de Vela também trouxe resultados importantes para o turismo de Ilhabela. Apenas no primeiro final de semana da mais tradicional competição náutica do Brasil, o Race Village recebeu mais de 15 mil pessoas. Segundo dados da associação comercial, a ocupação da rede hoteleira bateu na casa dos 95%. “Nesse mesmo período no ano passado, a ocupação dos quartos de hotel girava em torno de 70%. Agora, além dos 95% totais, especificamente nas classes A e B atingimos 100% da capacidade da rede hoteleira nos primeiros dois dias da Semana de Vela de Ilhabela”, revelou o secretário de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Ricardo Fazzini.
Outras atrações no Race Village
Além das atividades noturnas, o espaço instalado no Centro Histórico tem atrações grátis ao longo do dia, como o estande da Marinha do Brasil. No espaço é possível conferir histórias de grandes naufrágios no Brasil, vídeos curtos a respeito do serviço naval, quadro expondo os mais famosos nós de marinheiro, itens relacionados a mergulho e navegação, além de uma maquete de aproximadamente 1,5m de comprimento representando o submarino nuclear da Marinha do Brasil, projeto que, se aprovado, deve ficar pronto em 2028.
O Race Village ainda reúne estandes de Moda Sustentável, onde é possível conhecer e comprar produtos confeccionados a partir de roupas jeans e retalhos feitos por um projeto nascido em 2017, na ilha, e posteriormente unido à ONG Florescer, de São Paulo. No espaço do ‘Meu Copo Eco’ são oferecidos copos para compra ou ‘aluguel’ (pagando um caução se recebe o dinheiro de volta na devolução). No estande do Turismo – Circuito Litoral Norte é feita a inscrição para a embarcação que zarpa diariamente do Píer da Vila, às 11h, para acompanhar as regatas), e sala de cinema com sessões nos seguintes horários: 10h, 12h, 14h20, 16h30, 18h50, 21h10 e 23h20. Para as crianças, a Flai (Feira Literária de Aventura de Ilhabela), oferece livros variados, muito desenho para colorir e uma oficina de slackline com vista privilegiada para o mar.
Last modified: julho 27, 2018