No Ano Internacional do Ecoturismo, o Sesc Rio, em parceria com o Fundo Brasileiro para Biodiversidade (FUNBIO), vai realizar o seminário internacional Melhores Práticas para o Ecoturismo nos dias 10 e 11 de setembro, às 9h, no auditório da sede do Sesc Rio (Marquês de Abrantes,99 Flamengo).
O evento conta com o apoio da IES – The International Ecotourism Society e terá a participação dos maiores especialistas nacionais e internacionais no assunto como Ana Baez (Turismo & Conservación Consultores – Costa Rica), Pamela Wight (Pam Wight & Associates – Canadá), Sylvie Blangy (TUKTU Consultante en Ecotourisme – França) e Roberto Mourão (Ecobrasil e Diretor Técnico do Programa Melhores Práticas em Ecoturismo, do Funbio).
A idéia principal do seminário é mostrar como o conceito de melhores práticas vem sendo implementado nos EUA, na América Central e Caribe, na Europa e no Brasil. De acordo com a gerente de turismo e hotelaria do Sesc Rio, Silvia Madureira, a proposta é apresentar as melhores práticas empresariais em administração do ecoturismo.
O evento também adiantará no Brasil novas informações sobre os temas relevantes ao panorama ecoturístico brasileiro, que serão apresentados no grande encontro com empresários e agentes governamentais que a ONU está organizando, a ser realizado em Quebec, no Canadá.
Assuntos como turismo especializado, recursos financeiros para o ecoturismo, conservação dos recursos naturais, observação da natureza e dinâmica de sistemas no planejamento de pólos ecoturísticos também serão apresentados.
Como participar – O seminário é gratuito e aberto a todos. A inscrição pode ser feita no site www.mpefunbio.org.br. Vagas limitadas!
Dados – De acordo com a Organização Mundial de Turismo (OMS), estima-se que o setor de ecoturismo é responsável por 192,2 milhões de empregos diretos, número que deverá crescer para 251,9 milhões até 2010. No Brasil, segundo a Embratur, um em cada 11 empregos é gerado pela indústria de turismo. Nesse quadro um segmento está em expansão: o ecoturismo que segundo a OMT cresce 20% ao ano, contra 7,5 do turismo tradicional. Apenas no ano passado, cerca de 14% soma o total de todos os visitantes que estiveram no Brasil.
Este texto foi escrito por: Webventure