Webventure

Senti por não ter ido defender o título


Atletas na corrida em Santa Rita. (foto: Camila Christianini)

Em nova coluna, Zolino comenta sobre o calendário das corridas de aventura no Brasil.

Há algumas semanas, correndo com um dos meus alunos que está se reparando para o Rally do Sertões, me senti muito triste! Conversando obre o calendário nacional de motociclismo, ele me disse que a onfederação Brasileira da modalidade não permite que ocorram dois eventos de motociclísmo no mesmo fim de semana! Achei demais esta iniciativa!

No calendário de corridas de aventura, que supostamente deveria ter uma coordenação da Sociedade Brasileira de Corridas de Aventura, hoje o orgão mais significativo do segmento, coordenado pelo pioneiro corredor de aventuras Alexandre Freitas, isto não ocorre. As razões, não sabemos. Mas uma coisa é certeza: todos saímos perdendo!

Feriado – No último feriado de Corpus Christi, por exemplo, não pude participar da etapa Campos do Jordão do Circuito Brasileiro de Corridas de Aventura quando gostaria de defender o título de campeão! Naquela mesma data, organizamos a Adventure Race, em Santa Rita do Passa Quatro. Comemorando a semana festiva do aniversário da cidade, a prova ocorreu na mesma época que no ano passado.

Em 2001, participei praticamente de todas etapas do Circuito Brasileiro de Corridas de Aventura, organizando a terceira etapa (em Santa Rita do Passa Quatro) e, como corredor, em outras cinco etapas. Venci as três últimas em que corri (Litoral, Campos, Rota Nordeste) no segundo semestre. Em cada prova corri com uma equipe diferente. Foi uma pena não poder estar em Campos…

Planejamento – Os grandes eventos no mundo são sempre na mesma época, se repetem de ano pra ano com uma periodicidade fixa. Sabemos que sempre no primeiro domingo de novembro ocorre a maratona de Nova York. No Ano novo, a São Silvestre. Na lua cheia de outubro, o Iron Man. Em julho, o Rally dos Sertões… E assim as pessoas podem se planejar para participar de tudo.

O ideal seria atletas, organizadores, patrocinadores e imprensa conversarem e encontrarem um calendário que fosse bom para todo mundo. Comentar quando acontecem episódios como o que descrevi acima, já é um começo…

Este texto foi escrito por: Sérgio Zolino