Organizador quer impulsionar a canoagem na prova (foto: Bruna Didario/ www.webventure.com.br)
No último fim de semana, nos dias 17 e 18 de outubro, foi realizada a última etapa do Circuito Adventure Camp, em Caraguatatuba, litoral norte de São Paulo. As competições, este ano, tiveram uma peculiaridade que os atletas estiveram mais atentos: as estratégias. Sérgio Zolino, organizador da prova, garante que para os próximos anos e competições, as combinações de possibilidades serão fundamentais em qualquer prova.
Este foi o Circuito Adventure Camp mais duro dos últimos anos, mas não o pior. As quatro provas focaram bastante nas estratégias, e acho que é uma tendência nossa agora, buscar atletas que tem força e que usem bastante a inteligência deles para fazer sempre boas provas. Ano que vem quero evoluir mais ainda na parte das estratégias, declarou Zolino.
Muitas equipes, para vencer, passavam o sábado à noite estudando a navegação, os detalhes passados pelo briefing como, por exemplo, quais PCs os competidores poderiam se separar e otimizar o tempo, assim como saber em quais partes da prova poderão fazer mais força. Estar focado é importante, treinamos forte para manter o ritmo até o fim e os quatro reunidos. A diferença do Camp para fazer um bom resultado é ter competidores igualados, que corram juntos, contou Pablo Bucciarelli da WRR1, na etapa de Guararema (SP).
Dificuldades – Zolino conta que, mesmo com os problemas que encontrou no início da temporada, juntamente com sua equipe e o apoio dos atletas, conseguiu realizar todas as etapas (São Luís do Paraitinga, Guararema, São Paulo e Caraguatatuba) com bastante qualidade. Foi um ano atípico, tivemos que trabalhar em uma nova situação falta de patrocínios e tivemos que nos adaptar. E mesmo com algumas dessas dificuldades, me surpreendeu o número de equipes e, principalmente a participação de mais crianças nas etapas. Isso foi muito legal, muito gratificante, afirmou.
Zolino admite já ter novas idéias para 2010, ano que promete ser muito bom para os competidores e organização. Algumas das novidades foram adiantadas com exclusividade para o Webventure, como o formato das provas e também, além das estratégias, a modalidade que pode ser o diferencial entre as equipes.
As provas terão distancias diferentes. Vamos abusar nas etapas de canoagem; quero que a competição dê um passo para profissionalizar a modalidade e que isso faça com que as equipes invistam mais tempo nos treinamentos e também em compra de equipamentos, explicou o organizador.
O circuito no próximo ano contará com quatro competições, assim como em 2009. Serão duas etapas com curtas distâncias, uma longa, e a novidade ficará para a etapa de maratona de montanha, voltada para competidores nas categorias duplas ou solo. É um projeto que quero que dê certo, afirmou Zolino.
Contrato com São Pedro? – Grande parte das provas do Adventure Campa acontecem sob chuva. Nesta temporada, todas as provas contaram com tempo firme e sol forte. A última etapa, de Caraguatatuba, teve tudo para quebrar as regras e acontecer com frio e chuva forte. Mas, como Zolino mesmo citou, o contrato com São Pedro foi quebrado. O sol foi um milagre. Visitamos a cidade inúmeras vezes e todas as vezes choveu; no sábado que antecedeu a prova também, o tempo estava horrível. E no domingo, o sol apareceu, não tinham nuvens. Foi uma última etapa recompensadora, disse.
Sobre a resposta dos competidores sobre o Circuito, Zolino comemora o respaldo que teve e a procura pela prova. Em relação ao feedback das equipes, tive muito apoio de todos, principalmente dizendo que não devíamos desistir. Isso acabou impulsionando não só a mim, mas a toda a equipe que trabalha comigo.
Este texto foi escrito por: Bruna Didario