Encontro acontece na Serra da Canastra em Minas Gerais (foto: Sanner Oliveira / Divulgação)
O Brasil vai organizar, pela primeira vez, o Encontro Internacional de Canionismo, que já acontece na Europa há 10 anos com o nome de Rendez-vous International Canyon.
Aqui, ele está sendo feito pelo Grupo Brasileiro de Canionismo (Gbcan) e vai rolar na Serra da Canastra, em Delfinópolis (MG), entre os dias 21 e 27 de abril. Além de reunir os esportistas, estes irão desbravar 13 cânions da região, dois ainda virgens.
Para quem não conhece, o esporte consiste na exploração progressiva de um rio a partir de sua cabeceira, a região mais próxima da nascente. Os praticantes atravessam cânions, gargantas, corredeiras, cachoeiras e poços utilizando as técnicas verticais.
Dentre os 13 points selecionados pela organização, há o Cânion da Pedra Selvagem, com 950 metros de comprimento e 250 metros de descenso ou o Cânion Romancini, que possui 2 quilômetros, tem 350 metros de descenso e precisa de 3 horas de caminhada para ser alcançado.
No final de cada dia de atividade rola um encontro para trocar experiências. O canionismo é um esporte recente no Brasil. Com sua evolução, alguns brasileiros conheceram as associações europeias, sendo que este modelo de evento brasileiro [focado na prática] é igual ao da associação francesa, explica Walter Guerra, tesoureiro da Gbcan.
Para participar, os canionistas devem possuir uma lista com 15 equipamentos básicos, que incluem freios oito, mosquetões, ascensores mecânicos, cordas e cadeirinha, além de itens como saco estanque, manta térmica e lanternas.
Mas a aventura é recomendada àqueles que já possuem alguma experiência no ramo ou tenham domínio de técnicas verticais. É preciso cuidado na região da Serra da Canastra. Não temos guia para levar pessoas sem experiência. É preciso técnica e manha para descer os cânions, afirma Walter.
Para participar acesse www.ricbrazil2012.org. A inscrição custa R$ 120 e dá direito a uma camiseta. No dia, o valor será R$ 150. A organização já tem 60 inscritos, com canionistas vindos da França, Estados Unidos, Itália, Inglaterra, Espanha e Brasil.
Trailer de divulgação do evento:
Este texto foi escrito por: Pedro Sibahi