Webventure

Serra do Cipó ganha grupo voluntário de resgate


Cânion faz parte do Parque da Serra do Cipó (foto: Jurandir Lima/ TrilhaTrilhas)

Os visitantes e turistas da Serra do Cipó, em Minas Gerais, acabam de ganhar mais um reforço na segurança da região. Foi criado o primeiro Grupo Voluntário de Busca e Salvamento (GVBS), que irá atuar na prevenção de acidentes, aumentar a segurança e otimizar o resgate a vítimas de acidentes na região.

O complexo da Serra do Cipó engloba nove municípios mineiros e é muito procurado por turistas em busca de esportes de aventura. O local é também um dos 15 destinos contemplados pelo Programa Aventura Segura, uma iniciativa do Ministério do Turismo, em parceria com o Sebrae Nacional e Associação Brasileira das Empresas de Turismo de Aventura (Abeta).

Nos dias 12 e 13 de fevereiro, profissionais da região participam da oficina de planejamento do GVBS. O evento visa orientar a atuação da equipe e desenvolver um plano de capacitação, sustentabilidade e obtenção de recursos. Além disso, o grupo quer viabilizar o reconhecimento como um Núcleo de Defesa Civil (NUDEC), vinculado à Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec).

“O GVBS da Serra do Cipó, primeiro a ser criado no Programa Aventura Segura, servirá como referência para outros roteiros, além de estimular melhores práticas entre operadores e, principalmente, turistas”, afirma Álvaro Barros, coordenador de qualificação da Abeta.

O grupo é formado por 30 profissionais voluntários, além de dezenas de apoiadores como hotéis, pousadas, comerciantes e associações ligadas ao turismo na região. Irá atuar em parceria com o Corpo de Bombeiros para fortalecer o Sistema Nacional de Defesa Civil (Sindec). Além disso, o GVBS foi inserido no estatuto da Associação de Condutores Ambientais e Montanhistas (ACAM) e conta com apoio de esportistas e operadores de turismo de aventura experientes.

“No entanto, o GVBS não substitui os sistemas públicos de Defesa Civil”, afirma Barros. O coordenador afirma ainda que “a implantação do GVBS é prioritária em muitos roteiros e em áreas onde se pratica atividades de aventura.”

Luiz Flávio Cirino, presidente da ACAM e responsável pelo GVBS da região, afirma que a criação do grupo é um estímulo a mais para profissionais envolvidos com turismo na região. “A aceitação tem sido muito positiva e esperamos atuar ativamente a partir da entrega de equipamentos. Já no Carnaval, participaremos da Blitz Ecológica, onde faremos uma campanha focada na prevenção de acidentes, com mobilização de vários operadores e divulgação de informações aos turistas sobre melhores práticas relacionadas ao turismo de aventura”, afirma.

  • Destino Aventura: Serra do Cipó
  • Conheça o Parque Nacional da Serra do Cipó

    Luiz Flávio Cirino destaca que foram definidos dois tipos básicos de operações do grupo:

  • Manejo vertical: onde entra a Associação Mineira de Escalada (AME) como principal apoiadora. A atividade é uma das mais procuradas no circuito.
  • Manejo de trilhas, que conta com atuação da ACAM.

    “Nosso trabalho envolve monitoramento, diagnóstico e gerenciamento de riscos em geral nas trilhas da região. O acesso às informações é outra preocupação do grupo e o trabalho da ACAM tem facilitado a interação com os diversos grupos atuantes na Serra do Cipó, incluindo poder público, representantes de associações, empresários locais e turistas. Estamos trabalhando para preservar a segurança e fortalecer o roteiro. A criação do GVBS reforça esse potencial”, destaca Cirino.

    Com o apoio do Programa Aventura Segura, o GVBS irá adquirir diversos equipamentos para poder se estruturar.

    Serviço – Oficina de Planejamento de GVBS
    Data: 12 e 13 de fevereiro de 2007
    Horário: 9 às 18 horas
    Realização: Abeta / Ministério do Turismo / Sebrae Nacional (Programa Aventura Segura)
    Local: Associação Comunitária João Nogueira
    Entrada Franca
    Mais informações no site www.abeta.com.br e pelo telefone (31) 3227-1678
    E-mail: abeta@abeta.com.br

  • Destino Aventura: Serra do Cipó
  • Conheça o Parque Nacional da Serra do Cipó

    Este texto foi escrito por: Webventure