Quem não foi ao briefing do Rally dos Sertões – ou não acompanhou a transmissão ao vivo pela Webventure -, ontem, em São Paulo, deixou de saber das muitas novidades que a maior prova de off-road da América Latina terá na edição 2000. As mudanças e exigências abrangem desde as categorias aos equipamentos, incluindo uma etapa norturna e outra de 560km no Nordeste.
A palavra mais falada na reunião de cerca de 200 pilotos e navegadores com a organização dos Sertões foi “Dakar”. Marcos Ermírio Morais, da Dunas Race, esteve no rali mais famoso do mundo em janeiro deste ano, participando da equipe Troller. “Todos temos condições de ir. A navegação no Dakar é relativamente fácil. Só um analfabeto se perderia, isso se ele não souber seguir os rastros de pneus na areia”, afirmou. “Cinqüenta por cento do motivo de eu ter ido para lá foi trazer inovações para os Sertões. “Não que a gente queira ser igual ao Dakar, mas temos que apoiar nos eventos que estão dando certo para crescermos também.”
Prudência – Entre as inovações importadas estão o uso mais amplo do GPS – motos e carros serão obrigados a tê-lo, assim como ao rádio HT, para se comunicar com a organização em caso de acidente. Para evitar excesso de velocidade durante as especiais que eventualmente cruzem vilarejos e regiões habitadas, um radar vai controlar os veículos. Se ultrapassar os 50km/h, a tripulação vai receber duas advertências e, na terceira, será desclassificada.
Segurança é a segunda palavra da hora. Todos os veículos terão de dispôr de duas chaves gerais, uma interna e outra externa, quatro luzes de freio e os pilotos serão obrigados a usar macacão anti-chamas. Essas determinações foram exigidas pela Confederação Brasileira de Automobilismo, uma vez que os Sertões agora fazem parte do calendário Brasileiro e Sul-Americano. E a prova pode se tornar ainda mais importante: fiscais do Uruguai e da Argentina estarão analisando a prova para verificar se ela está apta a ser uma etapa do Mundial de rali.
Inédito – A CBA também determinou que não contasse apenas o critério cilindrada, mas também o tipo da moto, na hora de definir se o piloto correrá na categoria Marathon ou na Production. Mas entre todas as novidades do Sertões 2000, chamam a atenção as especiais inéditas. Uma delas deverá ter 560km, saindo de São Félix do Jalapão (TO) e seguindo até Floriano (PI). Antes, acontece a etapa noturna, entre Santuário São Miguel e Cabeceira da Mata, em Minas. “O caminho será iluminado com tochas”, explicou Marcos Ermírio.
O organizador também avisou que o prazo final de inscrições será antecipado para 30 de maio. A largada acontece no dia 11 de julho, em São Paulo. Três etapas dos Sertões também contarão pontos para a Copa Dunas. O vencedor geral do rali leva um carro ou uma moto, além de inscrição automática na edição de 2001.
Este texto foi escrito por: Luciana de Oliveira