Simone Paladino (foto: Donizetti Castilho/ www.webventure.com.br)
Direto de Goiânia (GO) – A organização do Rally dos Sertões apresentou na manhã de hoje em Goiânia as novidades para a 14ª edição da prova. Para Marcos Ermírio de Moraes, diretor da Dunas Race, o Sertões 2006 será o mais competitivo da história.
Em cada modalidade temos pelo menos dez equipes com chances de vencer. Nunca vi um rali tão competitivo como esse. Tanto pilotos como os equipamentos estão muito bons. Todos estão com sede de ganhar, disse.
Ao todo serão 92 motos, modalidade que promete ter a maior disputa da prova, com a vinda de pilotos estrangeiros de ponta, como Carlo De Gavardo e Cyril Despres, que competem a etapa do Mundial de Cross-country no Sertões. Além deles a prova terá pilotos brasileiros como o pentacampeão Jean Azevedo, Juca Bala, José Helio, Dimas Mattos entre outros. Iremos enfrentar uma prova quase inteira inédita, com novos desafios que a organização nos preparou, disse Jean.
Carros – Nos carros houve uma diminuição dos inscritos em comparação com o ano passado. Serão 52 contra mais de 70 em 2005. Foi uma surpresa para nós. Vínhamos com uma média de mais de 60 veículos e agora temos 52. Acho que houve algum problema na capitação de recursos, comentou o organizador. Teoricamente os carros têm mais facilidade de conseguir patrocínio do que as motos, mas esse ano foi o contrário, completou.
Para Simone Paladino, a diminuição dos carros do Sertões é um reflexo do que acontece com outras provas no país. É uma fase que estamos passando. Tenho amigos em outras provas grandes, como Stock Car e Fórmula 1 e todos estão passando por dificuldades, disse. Outro fato que ajudou a diminuir o número de carros foi a saída da Troller, que no ano passado trouxe 20 carros, completou.
Em um encontro realizado às 11h desta terça-feira, os campeões do ano passado e a organização falaram sobre as impressões com relação ao desafio que está por vir. Teremos que nos apoiar muito no regulamento este ano para que o resultado seja justo, adiantou marcos Ermírio de Moraes.
Para Edu Piano, campeão nos carros, o desafio de 2006 será duplo: manter o título e em uma nova categoria. Ao lado do navegador Rogério Almeida, eles irão competir pela Production. Nosso foco deste ano será a categoria. Estamos na base da prova, na Production, disse o piloto.
Os caminhões, do campeão Amable Barrasa, serão divididos em duas categorias, pelo peso. Mas isso não irá afetar a prova dos detentores do título. Visamos a vitória na geral, para nós não muda se dividiu por categoria ou não, disse.
Este texto foi escrito por: Daniel Costa
Last modified: julho 25, 2006