Webventure

Sertões 2007 marca estréia de Gavardo nos carros

Tricampeão mundial de motos anuncia mudança a partir da prova brasileira; ele correrá de picape S10 montada no Brasil

Na histórica edição de 15 anos do Rally Internacional dos Sertões, o piloto chileno Carlo de Gavardo mudará de categoria. O tricampeão mundial de rali cross-country em motos irá migrar para os carros e fará a primeira competição na maior prova off-road das Américas, com largada em Goiânia (GO) e chegada em Salvador (BA), percorrendo aproximadamente 5.000 quilômetros entre os dias 8 e 18 de agosto.

O piloto já planejava há tempos a troca de categoria e irá voltar as atenções para três competições internacionais. Além do Sertões, ele vai disputar o Rally Patagônia-Atacama, entre o Chile e a Argentina, e o Rally dos Faraós, no Egito as duas últimas válidas como etapa do Campeonato Mundial.

No Sertões, Gavardo usará uma picape Chevrolet S10 na categoria Production. O carro está sendo preparado em Florianópolis (SC) na empresa Offlimits, de Luís Haas, que já foi tricampeão da prova como chefe de equipe dos pilotos Edu Piano (em 2005) e Édio Füchter (em 2001 e 2002).

Títulos
Carlo de Gavardo conquistou importantes títulos em 12 anos de carreira. “Agora, nos carros, pretendo correr por mais seis anos. Meu principal objetivo é andar entre os 10 primeiros do Rally Dakar”, disse o chileno. Para isso, ele confia na experiência adquirida sobre duas rodas. Gavardo faz parte da ‘legião estrangeira’ que irá disputar o Rally dos Sertões 2007. Pelo menos 19 pilotos de fora do país já confirmaram presença.

Experiência
A migração da categoria motos para os carros é uma evolução natural da maioria dos grandes pilotos de ralis, que geralmente se destacam logo nas primeiras competições. O motivo é simples: nas motos, eles correm e navegam ao mesmo tempo, ao contrário dos carros há uma dupla formada por piloto e navegador.

O grande ícone dessa mudança é o francês Stéphane Peterhansel. Ele já venceu o Dakar seis vezes de moto e duas vezes nos carros. É um recorde que não será superado tão cedo. O espanhol Juan Roma, as alemãs Jutta Kleischmidt e Andrea Mayer, o sul-africano Alfie Cox e o próprio etíope naturalizado francês Hubert Auriol são exemplos de pilotos de moto que foram para os carros e se deram muito bem.

No Brasil isso também já aconteceu, com a dupla André Azevedo e Klever Kolberg – que começou a carreira entre as motos, 20 anos atrás. Em janeiro de 2007, eles representaram o Brasil no Paris-Dakar de carro (Klever) e de caminhão, com André. O próximo da fila deve ser Jean Azevedo, seis vezes campeão do Sertões e destaque no Dakar nas motos. Em 2005 ele já ensaiou pilotar carros no Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade, mas hoje só corre em duas rodas. Mas antes de migrar para os carros, ele busca um sonho: o de vencer a maior e mais famosa prova de rali no deserto africano.

Programação do Rally dos Sertões 2007
5/8 – Abertura da Secretaria de Prova (14h às 18h)
6/8 – Secretaria de Prova/Vistorias técnicas
7/8 – Secretaria de Prova/Vistorias técnicas
8/8 – Prólogo, largada promocional e show do Jota Quest
9/8 – Largada de Goiânia (GO)/Minaçu (GO)
10/8 – Minaçu (GO)/Palmas (TO)
11/8 – Palmas (TO)/Alto Parnaíba (MA) * Etapa Maratona
12/8 – Alto Parnaíba (MA)/São Raimundo Nonato (PI)
13/8 – São Raimundo Nonato (PI)/Barra (BA) * Etapa Maratona
14/8 – Barra (BA)/Lençóis (BA)
15/8 – Lençóis (BA)/Juazeiro (BA)
16/8 – Juazeiro (BA)/Aracaju (SE)
17/8 – Aracaju (SE)/chegada em Salvador (BA)
18/08 – Festa de premiação

O Rally Internacional dos Sertões é organizado e promovido pela Dunas Race.

Este texto foi escrito por: Vipcomm