Foto: Pixabay

Sertões bate recorde e terá 16 caminhões

Redação Webventure/ Offroad

Alfredo e Luciano  dois favoritos ao título. (foto: Divulgação)
Alfredo e Luciano dois favoritos ao título. (foto: Divulgação)

O Rally dos Sertões deste ano nem começou, mas já entrou para a história no que diz respeito à categoria Caminhões. Disputam o prólogo amanhã em Goiânia 16 veículos, número nunca alcançado em um rali em território nacional. Até então, o recorde era da edição de 2004 do Sertões, quando 11 peso-pesados competiram.

A maioria das equipes garantidas na prova deste ano é do estado de São Paulo. São 11 times paulistas, contra dois cariocas, um paraense, um paranaense e um brasiliense. Somente da cidade de São Paulo são seis caminhões, que se somam a dois de Campinas, um de São Bernardo, um de Santo André, um de São José dos Campos.

A Yahn Racing e a Petrobras/Lubrax foram as equipes que mais levaram caminhões, com dois cada. Mas isso não faz delas favoritas isoladas. A Salvini Racing, a Território 4×4 e a Mercedes-Benz Rally também contam com equipamento e dupla de pilotos experiente.

A rivalidade nos Caminhões é grande em função dos altos investimentos de Ford, Mercedes-Benz e Volkswagen. “Hoje, sem dúvida, o crescimento da categoria é a mais destacada entre todas”, avalia o piloto Alfredo Yahn, que corre pela Yahn Racing.

O equilíbrio também tem marcado os últimos campeões. André Azevedo venceu no ano passado, Carlos e Guido Salvini em 2003, André Azevedo em 2002 e Alfredo Yahn em 2001. Em função disso, ninguém se arrisca a cantar vitória antes do tempo.

“Por ser uma prova muito complexa, o Rally dos Sertões é cheio de obstáculos e imprevistos. A nossa intenção é chegar ao final e terminar a prova, mas vamos dar o melhor de nós e na nossa categoria a briga vai ser boa”, prevê Ricardo Domingues.

E em nenhum outro ano como esse os pilotos tiveram tanto trabalho. Isso porque o Sertões de 2005 terá um total de 4.553 quilômetros, sendo 1.112 de asfalto e 3.441 de terra. Do total, 53% serão em trechos cronometrados, ou seja, o rali terá 2.437 quilômetros de especiais, com largada e chegada em Goiânia.

Os candidatos ao título
Piloto Equipe Local
Alexandre Baumgart – Continental/Vedacit São Paulo (SP)
Alfredo Yahn Yahn Racing Campinas (SP)
Amable Barrasa Autoliner São Bernardo do Campo (SP)
André Azevedo Petrobras/Lubrax São Paulo (SP)
Carlos Oliveira Rally Truck Racing São Paulo (SP)
Carlos e Guido Salvini Salvini Racing Petrópolis (RJ)
Helton Pimentel Pará em Ação Paraupebas (PA)
Luciano Cunha Yahn Racing Campinas (SP)
Marcos Pegoraro Leão Racing Team Londrina (PR)
Paulo Perin Yahn Racing Resende (RJ)
Ricardo Campos Faztrilha Rally Brasília (DF)
Ricardo Domingues Território 4×4 São Paulo (SP)
Ricardo Martin Berg Volkswagen/Ubroc São Paulo (SP)
Roberto Zeininger TP São Paulo (SP)
Wagner Agostinho Mercedes Benz Rally Santo André (SP)
Yara Azevedo Petrobras/Lubrax São José dos Campos (SP)

Este texto foi escrito por: Jorge Nicola

Last modified: julho 29, 2005

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure