Caminhões leves podem ficar fora da disputa (foto: Marcelo Maragni)
A edição 2011 do Rally Internacional dos Sertões só será disputada na metade do ano que vem, mas a Dunas Race, organizadora do evento, já iniciou estudos para buscar ainda mais sucesso. O foco do momento está na categoria Caminhões e tem o objetivo de aumentar a competitividade, prejudicada pela diferença entre os veículos leves e os pesados.
“Apesar de dividirmos os caminhões em duas categorias por peso, a competição ainda fica bastante desigual, já que os Leves são normalmente classificados como VUCs (veículos urbanos de carga), e não caminhões, explica Marcos Moraes, diretor-presidente da Dunas – o Código Brasileiro de Trânsito, veículos de carga com até 3.500 quilos são considerados VUCs.
Há anos que pilotos como Guido Salvini e André Azevedo reclamam da discrepância entre seus caminhões pesados em relação aos menores. Tecnicamente, muitos caminhões mais se assemelham a picapes grandes, o que definitivamente é injusto para quem compete com caminhões de verdade”, reconhece Moraes.
O sonho da Dunas é fortalecer a classe Pesados, e vê-la com um grid recheado. Para isso, a categoria Caminhões deve ser única, formada apenas pelos veículos pesados. “Nossa intenção é trazer mais marcas para dentro do evento, e é com isso que pretendemos trabalhar. O Brasil possui um mercado de caminhões imenso, um dos maiores do mundo, e isso também deve se refletir nas competições de esportes a motor.
O Rally dos Sertões 2011 já tem confirmadas a largada em Goiânia (GO) e a chegada em Fortaleza (CE), a exemplo do que aconteceu neste ano.
Este texto foi escrito por: Webventure