São Paulo – O Rally dos Sertões 2003, considerada a mais importante competição off road da América Latina e uma das maiores do mundo em número de participantes, irá promover várias ações sociais junto a comunidades carentes durante a prova, de 23 de julho a 1o de agosto, entre Goiânia e São Luís. A Dunas Race, empresa organizadora do evento, criou uma área específica para coordenar todos os trabalhos e fez um mapeamento das cidades mais pobres e comunidades mais carentes. A expectativa é distribuir 100 toneladas de alimentos, além de medicamentos, roupas e brinquedos. Equipes de médicos e enfermeiros prestarão atendimento a crianças, jovens, adultos e idosos, realizando testes de diabetes e campanhas de incentivo à vacinação. Também serão doados 21 mil livros para a montagem de bibliotecas em escolas.
O Banco Real, um dos patrocinadores do rali, já garantiu até agora 40.000 quilos de alimentos. Não é a primeira vez que o Real se engaja na luta contra a fome pelo interior do país. No ano passado arrecadou 50 toneladas durante os jogos da Copa do Mundo e doou tudo para que fosse distribuído no Rally dos Sertões. A equipe Petrobras Lubrax, dos pilotos André Azevedo, Jean Azevedo, Klever Kolberg, Lourival Roldan e Robson Pereira, vai doar 20 toneladas de comida com o apoio de patrocinadores, do Banco Real e da própria Dunas.
A equipe Bandeirante Off Road, com Carlos Fernando de Abreu ao volante e a mulher Silvânia e o filho Fernando na categoria Expedition, arrecadou 3,5 toneladas de comida para serem distribuídas no percurso. O mesmo fará a equipe Podium Racing, do piloto de moto Wander Garcez Ribeiro. Ralph Moura e Fernando de Matos não vão correr o Sertões, mas montaram uma equipe de voluntários, a Rally Sem Fome, para a distribuição de cinco mil itens de material de higiene, brinquedos e roupas, além de medicamentos.
Saúde – Além da doação de alimentos, o Rally dos Sertões também vai cuidar da saúde da população. Uma equipe de enfermeiros fará 170 testes de diabetes por dia com 2000 kits doados pelo laboratório Roche. O Banco Real vai levar cinco profissionais da área de saúde (clínico geral, pediatra, ginecologista, dentista e enfermeiro). A expectativa é atender cerca de três mil pessoas nos estados de Goiás, Tocantins e Maranhão. A equipe Vedacit, em parceria com o Instituto Criança é Vida, vai levar voluntários que terão a missão de conscientizar as crianças sobre a importância das vacinas, além de realizar atividades e brincadeiras. O laboratório Teuto doará 10 toneladas de medicamentos para serem distribuídos às prefeituras e postos de saúde das cidades visitadas pela competição.
Estamos fazendo as ações sociais no Rally dos Sertões há vários anos e elas deram tão certo que hoje muitas equipes e pilotos também realizam trabalhos para ajudar a população local, afirma Simone Palladino, diretora de produção do rali e responsável por toda a implantação do projeto das ações sociais no evento. Nós tomamos a iniciativa, incentivando os competidores e outros eventos, conta.
Para atender toda a demanda de equipes e pilotos, e também da própria organização, a Dunas Race criou uma área específica só para organizar as ações sociais. Vamos dar prioridade às regiões e cidades mais carentes de acordo com relatórios feitos por governos municipais. A meta é atingir principalmente os locais onde existem maiores índices de pobreza, desemprego e falta de escolaridade, diz Luis Salvatore, coordenador das ações sociais do rali. Neste ano, além da coordenação, ele estará distribuindo 21 mil livros, doados pela Editora Seleções, Trilha Brasil e pela Ong Juventude Solidária. O material didático será usado na montagem de bibliotecas em nove escolas das cidades do percurso.
O percurso do Rally dos Sertões terá aproximadamente 4.000 quilômetros e o roteiro inclui as cidades de Goiânia (GO), Padre Bernardo (GO), Porangatu (GO), Palmas (TO), Colinas (TO), Araguaína (TO), Carolina (MA), Barra do Corda (MA), Barreirinhas (MA) e São Luís (MA).
Site oficial do Rally dos Sertões: www.rallydossertoes.com.br
O Rally Internacional dos Sertões tem organização e promoção da Dunas Race e patrocínio de Ipiranga e Banco Real. Co-patrocínio é da Volkswagen Caminhões, BF Goodrich, Prefeitura de São Luís e Helibras. O apoio é do Governo de Goiás, Governo do Tocantins, Prefeitura de Goiânia, Prefeitura de Palmas, Nera Telecommunications, Hering e Rádio Eldorado. Colaboradores: Webventure (www.webventure.com.br), Lico Motorsports, Tranzero, Julio Simões, Yasuda Seguros e Controlsat. A supervisão é da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) e da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo).
VipComm
Ricardo Ribeiro/Cláudia David/Ana Carolina Vieira
Assessoria de Imprensa Dunas Race
Site na internet: www.vipcomm.com.br
E-mail: vipcomm@vipcomm.com.br
Pabx: (11) 3865-5741
Este texto foi escrito por: Cláudia David / VipComm
Last modified: julho 7, 2003