Webventure

Sertões: hoje tem Etapa Maratona no Jalapão

Dia 29/07 – 3ª Etapa Palmas (TO) Alto Parnaíba (MA)
(Etapa Maratona )

Deslocamento Inicial 202 km
Trecho Especial – 457 km
Deslocamento Final – 2 km
Total: 661 km

Du Sachs, responsável pelo levantamento do roteiro do Rally dos Sertões, explica abaixo e no áudio quais serão os desafios da etapa de hoje:

Terceiro dia de prova, sábado, estamos saindo de Palmas (TO) para a maior especial do rali e o dia mais longo. Serão 661 quilômetros no temível Jalapão. Fazemos um deslocamento de 202 quilômetros por asfalto, até Ponte Alta (TO). De lá começamos a especial, que é rápida no início, com velocidades muito altas e depois entra em um dos trechos mais travados da prova.

Terá trial pesado e muitas lajes, é um dia monstruoso. Depois que volta para a estrada o piso fica melhor. Aí entramos para as temidas areias do Jalapão. Nada muito pesado, mas é bem técnico, tem que saber a velocidade certa e dosar bem a aceleração, porque é um dia de 457 quilômetros de especial, sem dizer que é etapa maratona.

Atravessamos o Jalapão e faremos um abastecimento para as motos em São Félix do Jalapão (TO). Faremos trilhas novas na descida para o Maranhão, entraremos naquelas partes de savana, com muitos oásis e vilas. É um lugar muito bonito, vale a pena.

Depois entra em um trecho de navegação por GPS, o único do rali. As equipes terão que atravessar uma área deserta, por savanas, de mais ou menos uns dez quilômetros até voltar para as trilhas. Vamos para Lizarda (TO), onde há um segundo abastecimento para as motos, com zona de radar. De lá, teremos mais 130 quilômetros até Alto Parnaíba (MA), que é o final da etapa do dia.

Ao chegarmos lá, os pilotos vão abastecer os veículos, levá-los ao parque fechado e todos têm que sair de lá. Ninguém dá manutenção. No dia seguinte, de manhã, entram no carro novamente para a segunda etapa da maratona.

Este texto foi escrito por: Daniel Costa