Crianças na oficina de pintura (foto: Divulgação)
Ponte Alta, no Estado do Tocantins, foi o terceiro município visitado pela equipe do Programa de Desenvolvimento Sustentável da Escola (PDSE) e pela Ação Social do Rally dos Sertões. Os voluntários chegaram à cidade e desenvolveram novamente as atividades na Escola Municipal Sabino Ferreira Medeiros.
Assim como Minaçu, Ponte Alta está na rota das ações pelo segundo ano consecutivo para que a equipe do Instituto Brasil Solidário possa também avaliar a continuidade dos projetos implantados no ano anterior, aprimorando o seu modelo de Tecnologia Social.
Além dos atendimentos médicos, a equipe levou este ano pela primeira vez à cidade a Oficina de Comunicação, ministrada pela jornalista voluntária Renata Moraes. Em junho, na primeira etapa do programa de 2007, os alunos da escola aprenderam como funcionam os meios de comunicação, as divisões das editorias, as carreiras possíveis na imprensa, e criaram um projeto de jornalzinho para a comunidade. Em Ponte Alta já foi possível ver o esboço do jornal, que circulará a partir do próximo mês.
A Escola também mostrou os resultados do processo de organização de sua biblioteca, já integralmente catalogada. As professoras tiraram suas dúvidas com o educador Bruno Menegatti, profissional especialmente alocado nesta atividade: Fiquei muito contente ao ver a biblioteca daqui, pois o processo de catalogação já estava finalizado e o processo de empréstimo já foi colocado em prática. A professora Daura catalogou sozinha os mais de 1000 livros, todos doados pelo Programa à escola em 2006 e neste ano.
Mais resultados – Outro resultado das ações iniciadas em junho sobre coleta seletiva na escola e que a equipe pôde acompanhar foi na oficina de pintura sobre a criação de objetos de materiais reciclados, como ensinado no workshop da 1ª etapa.
Alunos e professores envolvidos com esta produção puderam participar da oficina de pintura para as peças, ministrada pela designer gráfica Ana Elisa Salvatore. Garrafas pet, rolos de papel higiênico, latas e lixeiras de papelão tornaram-se assim ferramentas de educação ambiental.
Além da oficina, o grupo entregou ferramentas para a continuidade do desenvolvimento do viveiro municipal e para o plantio de mudas que abastecerão outras escolas e iniciativas na região, através de uma parceria firmada em junho entre o IBS, Ibama/ Fundação Chico Mendes e a Prefeitura Municipal.
Em Ponte Alta não há consultórios de oftalmologia (os mais próximos se localizam na capital – Palmas) e os pacientes examinados nunca tinham tido acesso a este tipo de atendimento. Na área de saúde foram realizados 101 atendimentos de Clínico-Geral, 39 de Odontologia e 85 de Oftalmologia (com a indicação de 71 óculos). Além disso, foram feitos também gratuitamente 41 testes de pressão e 62 de glicemia, totalizando 328 atendimentos médicos diretamente.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: agosto 10, 2007