Foto: Pixabay

Sertões: primeira etapa promete ser “traiçoeira”

Redação Webventure/ Offroad

Muitos buracos e erosões, além da subida da Serra da Canastra, serão os principais desafios da primeira etapa do 9º Rally Internacional dos Sertões. A largada acontece hoje às 8h30 da cidade de Franca (SP) e neste primeiro trecho serão percorridos 551 quilômetros no total, sendo 101 contra o relógio até Patos de Minas (MG).

O rali terá mais de 5.000 quilômetros no total, até Fortaleza, e conta com 86 carros, 42 motos e quatro caminhões. O percurso irá cortar sete estados: São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Maranhão, Piauí e Ceará. No início da competição, espera-se os competidores atinjam uma grande velocidade que deverá diminuir, porém, quando tiverem de subir a Serra da Canastra. Este é considerado pela organização como o trecho mais traiçoeiro do Sertões.

Segundo Marcos Ermírio de Moraes, organizador da competição, esta será uma etapa bastante técnica. “É um trecho de resistência onde já vai dar para saber quem veio para brigar pelas primeiras colocações no rali”, afirmou em entrevista exclusiva ao Webventure

Na avaliação de Eduardo Sachs, que fez o trajeto do Sertões 2001, um vacilo do piloto naquele trecho pode provocar uma capotagem e sair da competição logo no primeiro dia de prova. “Aconteceu comigo em 99, quando eu competia como navegador. Nosso carro derrapou e viramos. Abandonei o rali ainda no início”, relembra Sachs. “Depois dos cinco primeiros quilômetros, a situação fica menos complicada”.

As dificuldades não param por aí. No meio da Serra da Canastra, os competidores vão encarar o “Vão dos Cândidos”, uma estrada sinuosa cheia de pedras grandes. A estimativa da organização é que os competidores levem mais de 9 horas para percorrer todo o trecho. Após o final do trajeto cronometrado, serão mais 337 de deslocamento até Patos de Minas.

Confira aqui os detalhes do roteiro de hoje! .

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: julho 8, 2001

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure