Mercedes de Felício Bragante: agora é só até 150km/h (foto: Rosita Belinky)
Preocupada com a segurança, a Dunas Race anunciou nesta terça-feira (18/01) que irá impor limite de velocidade de 150km/h para todos os carros, motos, caminhões e quadriciclos que participarem do Rally dos Sertões, entre 1º e 10 de agosto. A partir deste ano, a prova mais importante do calendário off-road do Brasil contará pontos para o Campeonato Mundial de Rali Cross-country para motos.
Segundo a organização do evento, o objetivo com a medida é gerar maior segurança, reduzindo as chances de acidentes. Coincidência ou não, a decisão foi levada a público dois dias após o fim do Rali Dakar, que registrou a morte dos pilotos Fabrizio Meoni e José Manuel Perez, ambos nas motos.
As velocidades no Sertões serão fiscalizadas através do GPS, aparelho eletrônico instalado nos veículos e que recebe informações de vários satélites, registrando velocidade, trajeto percorrido e localização exata do competidor.
Presidente da Dunas Race, Marcos Moraes promete punição aos desobedientes. “No final de cada dia a organização fará o download das informações armazenadas e quem descumprir as regras será penalizado”, garante.
“Um dos principais atrativos do cross country é justamente testar a habilidade e a técnica dos pilotos, e não a velocidade final de carros e motos”, acrescenta Marcos, para justificar a medida.
Mais novidade – Ainda não será na edição de 2005, mas o Rally dos Sertões nos próximos anos deverá ter limitação da potência das motos em 450cc. Mas a iniciativa ainda depende da mudança de regulamento internacional que está sendo estudada.
Em sua 13ª edição, o Sertões terá aproximadamente 4.000 quilômetros, a serem percorridos em dez dias de competição.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: janeiro 18, 2005