Webventure

Sertões tem boas chances de ser etapa do Mundial com cancelamento do Rally do Oriente em 2005

Direto de La Cumbre (Argentina) – A notícia que muitos brasileiros queriam ouvir foi dada no Rally Por Las Pampas, mas ainda não confirmada: o Rally Internacional dos Sertões, que em 2005 terá a sua 13a edição, pode ser confirmado como etapa do Campeonato Mundial de Cross-country de Motos, da FIM, a Federação Internacional de Motos. Com o cancelamento do Rally do Oriente, que acontece na Turquia anualmente no fim do mês de julho, a data está liberada para que o Sertões torne-se a sexta etapa da FIM.

A notícia foi dada foi dada ontem à noite (04/11) para o representante da Confederação Brasileira de Motos José Roberto Siqueira, que está no evento convidado da FIM como delegado técnico de motos e quadriciclos. Quem comunicou a notícia ao delegado brasileiro foi o vice-presidente da FIM, Vito Hipolyto, que chegou ontem para entregar a premiação na festa de encerramento do campeonato de 2004, que acontece hoje à noite em La Cumbre, no Golf Club.

Um ponto apenas, porém importante, pode limitar a participação do Brasil no Mundial: um acordo deste ano prevê a integração dos campeonatos mundiais da FIM e da FIA, a Confederação Internacional Automobilística. Assim, os Sertões, por essa lógica, deveriam também ser uma etapa da FIA.

Conseguimos? – A possível conquista não poderia vir em melhor hora: no Rally Por Las Pampas, que começou no dia 1o na região serrana de Córdoba, na Argentina, estão seis pilotos brasileiros de motos, dentre eles Marcos Ermírio de Moraes, organizador do Rally dos Sertões. Na torcida desde quando se candidatou para ser etapa FIM, mais 10 pessoas que trabalham nas equipes Dunas Race, ASW Rally, Podium Racing e Bike Box, e três jornalistas brasileiros.

“Essa notícia para mim foi uma surpresa”, disse Marcos de Moraes. “Ainda não recebi nenhum comunicado oficial de que nós entramos no calendário mundial da FIM, já no ano que vem, mas se nós tivermos realmente conseguido, teremos muito trabalho para cumprir todos o compromissos. Mas era isso que queríamos também, essa oportunidade. Tenho certeza de que se a etapa for confirmada, teremos competência para garantir um bom rali e a com a participação de grande pilotos do nosso país”.

Este texto foi escrito por: Cristina Degani