Programa social encerra no mês de outubro (foto: Divulgação)
Ainda colhendo bons resultados da segunda etapa do Programa de Desenvolvimento Sustentável da Escola, realizado durante o Rally dos Sertões, a equipe já se prepara para a última etapa do projeto, que vai até outubro. Em parceria com o Instituto Brasil Solidário, nove cidades foram visitadas e uma série de atividades sócio-culturais estão na lista.
As comunidades receberão atendimentos nas áreas de saúde, inclusão digital, educação, psicologia, consciência ambiental, cultura e artes. Nas escolas, a atenção maior fica por conta da inclusão digital e os trabalhos de vídeo e fotografia que os alunos realizaram serão expostos. Além disso, os cinco melhores alunos de cada cidade receberão equipamentos digitais para que possam dar continuidade ao que aprenderam, afirmou Luis Salvatore, diretor de projetos do Instituto Brasil Solidário.
A área mais procurada pelos moradores atendidos pelo programa é a saúde. Equipes distribuirão óculos aos moradores que passarem pelos exames oftalmológicos e realizarão palestras de saúde.
Nas escolas também serão realizadas ações voltadas para a saúde. Iremos inaugurar também o escovódromo nas escolas para que os alunos possam cuidar melhor da saúde bucal, afirmou Salvatore. O objetivo do projeto é que o ensinamento do projeto tenha continuidade com o passar dos anos. Na terceira etapa, as instituições devem apresentar resultados.
Segunda etapa – A segunda etapa do Programa de Desenvolvimento Sustentável da Escola foi realizada em junho, durante o Rally dos Sertões. O destaque desta edição foi a quantidade de atendimentos médicos realizados, totalizando 7.509.
Atendimentos odontológicos e farmácias foram montados durante a passagem da ação social. Cerca de mil consultas oftalmológicas foram realizadas no mês de junho.
Para Salvatore, o resultado das ações foi também graças a preparação das 24 pessoas da equipe. O retorno foi muito bom. Sentimos um grande amadurecimento da ação. Preparamos melhor as pessoas para executar os trabalhos. Observamos que alguns lugares estavam dando continuidade às ações iniciadas na primeira fase de forma independente e trocando os conhecimentos adquiridos com outras comunidades através do blog criado para o programa, disse Salvatore.
Este texto foi escrito por: Webventure