Webventure

Seth Shaw morre em quebra de serac no Alasca

O escalador americano Seth Shaw morreu na última quinta-feira quando uma lasca de gelo de aproximadamente 20 metros caiu sobre ele no Mount Johnson, no Alasca. Não houve tempo para resgate e a notícia só foi divulgada ontem pelo National Park Service.

Shaw, de 38 anos, e o companheiro de escaladas Tim Wagner, 34, ambos de Salt Lake City, Utah, estavam tentando superar um serac (extenso bloco de gelo). Eram 20h (horário local), quando Wagner estava testando o gelo com uma piqueta e Shaw tirava fotografias na base do serac . O gelo quebrou-se, enterrando Shaw e ferindo Wagner, principalmente nas pernas.

Wagner conseguiu esquivar-se de outros pedaços de gelo e, apesar de ter a perna esquerna quebrada, escorregou pelo glaciar Ruth, encontrando outros alpinistas próximo ao Mt Dickey. Um deles foi buscar reforços e chamar um táxi-aéreo. A empresa de transporte noticiou o serviço do parque às 23h e levou Wagner à cidade de Talkeetna, para assistência médica. Ele foi liberado no dia seguinte.

Façanhas – Shaw era um dos alpinistas mais experientes em big walls dos EUA e trabalhou por muitos anos para o Utah Avalanche Forecast Center (centro de previsão de avalanches). No currículo, ela tinha a escalada sem assistência externa do Middle Triple Peak, no Alasca, ao lado de Conrad Anker, e a conquista do Inshallah (grau VII 5.12 A1), no Paquistão, em 1998, Kennan Harvey e Steph Davis. Em 1992, Shaw and Doug Heinrich encordaram as rotas dos big walls Space Shot, Monkeyfinger, e Touchstone no Zion National Park, em Utah, em apenas 18 horas.

Este texto foi escrito por: Webventure