ABN Amro 1 disparou na liderança da sétima perna (foto: Jon Nash/ Team ABN Amro)
A sétima perna da Volvo Ocean Race chegou ao meio na manhã de hoje e a distância entre o líder e o resto da flotilha está crescendo. Os barcos já percorreram 1.500 milhas (2.780 km) e o Brasil 1 continua na terceira colocação.
O ABN Amro 1 segue a 74 milhas (137 km) de vantagem para o segundo colocado, o Ericsson. O veleiro holandês aumentou a vantagem para todos os concorrentes nesta madrugada, segundo o boletim das 7 horas (horário de Brasília).
Há cinco dias atrás o ABN 1 mudou de direção e perdeu a liderança que tinha, porém, segundo o comandante Mike Sanderson, a manobra foi calculada para chegar em uma zona com mais vento. Passamos uma noite inteira sem dormir, mas com certeza foi a coisa certa a fazer, o que nos traz um grande alívio, reconheceu.
Ameaça – O Piratas do Caribe está a 18 milhas (33,3 km) do Brasil 1, a menor distância entre os veleiros na sétima perna. Segundo o último boletim, a vantagem brasileira não chegou a diminuir. Ontem o comandante do Piratas, Paul Cayard, avisou que irá tentar se aproximar do veleiro brasileiro para surpreender nos momentos finais da perna.
Segundo o navegador do barco brasileiro, Marcel van Triest, a situação está tranqüila. As condições que temos se encaixam bem para o Brasil 1 e seus velejadores, principalmente os olímpicos, para os quais é bem natural velejar com vento a favor, comentou o holandês.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: maio 17, 2006