Direto da Adventure Fair (SP) – Nesta sexta-feira (6/08), às 13h, aconteceu a coletiva de lançamento da Adventure Sports Fair 2004, no auditório do 3º piso do Pavilhão da Bienal do Ibirapuera, em São Paulo (SP).
Na coletiva, Sérgio Bernardi e Sérgio Franco, da Promotrade, empresa organizadora da feira, Mario Montovani, diretor da S.O.S Mata Atlântica e Sylvio Ferraz, diretor da TAM Viagens, deram as boas vindas a esta sexta edição do evento.
Em 2004, metade da feira é voltada para a área de esportes e metade para a área de ecoturismo. O setor turístico vem com muita força, até mesmo pelo fato da TAM Viagens ser a patrocinadora da Adventure Fair. O turismo de aventura cresce de 20 a 25% ao ano, porque cada vez mais as pessoas buscam mais o lazer em natureza, justificou Sérgio Bernardi.
A feira este ano está voltada para as sensações. Queremos mostrar para as pessoas a riqueza do mundo da aventura e motivá-las a irem aos destinos para praticar o esporte, disse Sérgio Franco.
Fórum e Simpósio – Durante a feira acontece também o I Fórum Interamericano de Turismo Sustentável, onde será discutida a certificação do turismo. O Fórum pode inaugurar um crescimento saudável no mercado, disse Bernardi. O Brasil paga mico como representante da Mata Atlântica. Temos o atrativo natural, mas apenas 7% de Mata Atlântica e perdendo um campo de futebol a cada quatro minutos em desmatamento, justificou Mario Mantonvani, da SOS Mata Atlântica.
Além do Fórum a Adventure Fair também abriga o Simpósio de Certificação em Turismo de Aventura. Os princípios de ecoturismo foram inscritos em 1994 pelo Ministério do Turismo e desde lá eles não foram discutidos. Queremos atualizá-los, alegou ele, que irá dirigir o Simpósio, que já tem mais de 500 inscrições, 20 estados e mais de sete países participando.
Este texto foi escrito por: Camila Christianini
Last modified: agosto 6, 2004