Webventure

Show das mulheres no Mr. Olympia Brasil 2024

As mulheres brilharam no Mr. Olympia Brasil Expo 2024, o maior evento de fisiculturismo do Brasil, realizado no Distrito Anhembi, em São Paulo. As atletas brasileiras, conhecidas mundialmente na categoria Wellness, encantaram o público neste sábado (19) em uma disputa acirrada, exibindo seus físicos de proporções equilibradas e curvas marcantes.

Gisele Machado, de Santa Catarina, conquistou o título, seguida pela acreana Andreia Gadelha e pela canadense Kass Gillis. Gisele também havia se destacado em Las Vegas na semana anterior, alcançando a quinta colocação no Mr. Olympia, considerado a “Copa do Mundo” da modalidade. No evento internacional, Isa Pereira brilhou ao conquistar o título, garantindo a presença brasileira no pódio.

A categoria Wellness, que nasceu no Brasil, é destinada a mulheres com um corpo atlético e curvilíneo, de baixo percentual de gordura. As atletas usam biquínis de duas peças e saltos altos para apresentar suas poses. Gisele Machado destacou o diferencial das brasileiras: “Temos um biotipo propício para a categoria Wellness. São pernas e glúteos mais volumosos, que fazem a diferença”.

Ela também comentou sobre a necessidade de maior valorização para as atletas femininas. “Com os nossos resultados, deveria haver muito mais valorização, tanto financeiramente quanto em termos de exposição na mídia”, disse Gisele, que atualmente vive em Dubai.

Tamer El Guindy, CEO da Musclecontest, destacou que as competições femininas devem ser ainda mais disputadas no próximo ano. “O nível deve aumentar, sem dúvida. Uma atleta que foi quinta colocada mundial venceu aqui, e isso eleva o nível das demais competidoras”, afirmou, enfatizando a alta qualidade das participantes e o entusiasmo do público.

Organizado pela Musclecontest e pelo Savaget Group, o Mr. Olympia Brasil Expo 2024 distribuirá 21 Pro Cards aos atletas. Além das competições femininas, os atletas da categoria 212, que reúne fisiculturistas com até 96 kg, também marcaram presença. O título foi conquistado pelo baiano Vitor Porto, que, assim como Gisele, alcançou o quinto lugar no Mr. Olympia em Las Vegas. “É uma sensação indescritível ser o vencedor. Foi uma surpresa para muitos eu ter alcançado essa posição nos EUA”, celebrou Vitor.

Ramon Dino, principal atração do evento, realizou a pesagem oficial na categoria Classic Physique na sexta-feira (18) e está confirmado para a disputa do título neste domingo (20).

Além das competições de fisiculturismo, o evento inclui modalidades como strongman, pillow fight, power bíceps, luta de braço e para jiu-jitsu. O curitibano Stallone Lima se destacou ao vencer três competições: supino com equipamento, supino livre e power bíceps, superando lesões e mostrando a determinação dos atletas. “A gente que é atleta nunca desiste, né? Coloquei a vitória na cabeça e deu tudo certo”, comentou.

O Pillow Fight Championship também trouxe diversão ao Anhembi, premiando lutadores nas modalidades masculina, feminina e kids, com um prêmio de 2 mil dólares e um cinturão. Jessica Costa, presidente da Federação de Pillow Fight, destacou a expansão da modalidade no Brasil: “Buscamos o apoio de novos patrocinadores para que este novo esporte cresça ainda mais, aumentando o número de federações”.

O evento ocupou um espaço de 11.314 metros quadrados no Anhembi, com um teatro de 3.198 m² para as apresentações de bodybuilding, capaz de acomodar mais de 2.500 pessoas.

Foto: Gibajr360 | Musclecontest