Atletas brasileiros torcem por confirmação da modalidade. (foto: Divulgação)
No final do ano passado, milhares de escaladores e montanhistas brasileiros foram tomados pela possibilidade de a escalada esportiva se tornar esporte olímpico. Muitos sites e blogs dedicados à modalidade chegaram a garantir que a estréia ocorreria nas Olimpíadas de Londres, em 2012.
O tempo passou, as informações não se confirmaram e o presidente da Femesp (Federação de Montanhismo do Estado de São Paulo), Silvério Nery, acionou seus contatos no exterior para entender o que se passava.
O que acontece é que agora a escalada esportiva faz parte do movimento olímpico, mas sua inclusão em uma futura Olimpíada ainda não foi oficialmente confirmada, assegura o dirigente, lembrando que a fundação da Federação Internacional de Escalada Esportiva (Ifsc), em janeiro de 2007, foi importante para a consolidação da imagem do esporte.
Podemos dizer que o processo andou porque o Comitê Olímpico Internacional (COI) já reconheceu o crescimento da escalada, acrescenta Silvério, que torce para que a modalidade ganhe tal reconhecimento.
Este texto foi escrito por: Webventure