Webventure

Símbolo do montanhismo no sul do país, Erwin Gröger, o Professor, morre aos 96 anos

Faleceu na manhã de hoje Erwin Gröger, o “Professor”, aos 96 anos. O austríaco, chegou ao Brasil com 26 anos, com esposa e filha, se tornou uma das grandes referências do montanhismo no sul do país.

Engenheiro agrônomo por formação, desembarcou no Rio de Janeiro com português fluente, além de outros quatro idiomas. Passou por várias cidades e exerceu diversas profissões, até fixar-se em Curitiba (PR), onde lecionava no Seminário Menor de Nova Orleans.

“Ele é uma figura chave do montanhismo Paranaense que, com certeza, influenciou as três gerações seguintes”, comentou Mauricio Clauzet, o Tonto.

A paixão pela região começou em 1946, quando em um passeio com a família conheceu o Marumbi. Gröger, ao lado de Orisel Currial, conquistou a Fenda Principal no Abrolhos, um dos picos do Conjunto Marumbi. Além disso o austríaco também foi pioneiro em diversas escaladas no Pico Paraná e no Anhangava, algumas delas em solitário. “A Fenda Principal no Marumbi, conquista do Professor na década de 40, hoje em dia com todo o equipamento, ainda nos faz tremer na base”, disse Tonto.

Outra paixão de Erwin eram as orquídeas, abundantes na região. Ele foi responsável pela fundação da sociedade Paranaense de Orquidófilos. Outro dom natural do Professor era a pintura, em que retratavas as montanhas do Marumbi.

Este texto foi escrito por: Thiago Padovanni