
Sir Robin repete o feito de 1969 e termina volta ao mundo (foto: onEdition/ 5 Oceans)
Sir Robin Knox-Johnston foi o primeiro velejador do mundo a completar uma volta ao mundo solo, em 1969. Hoje com 68 anos, o britânico repetiu o feito e completou a circunavegação da terra na 5 Oceans. Ele terminou a terceira e última perna da competição às 9h22 GMT (6h22 Horário de Brasília) desta sexta-feira, em Bilbao, na Espanha, conquistando o terceiro lugar na etapa.
Sua classificação no ranking geral dependerá de quando Unai Basurko terminar o percurso. Ao final da segunda perna o velejador basco estava na terceira colocação, com um dia, 17 horas e 58 segundos de vantagem para o britânico. Para que Sir Robin suba ao pódio da 5 Oceans sua diferença de tempo para Basurko nesta perna terá que ser superior a vantagem do adversário.
O experiente velejador britânico realizou esta etapa em 16 dias, 17 horas e dois minutos. Já para completar toda a volta, que começou de Bilbao no dia 22 de outubro de 2006, levou 159 dias, 12 horas e 42 minutos no mar. Por suas conquistas, experiência e talento, Sir Robin Knox-Johnston é considerado uma lenda da vela. Durante a 5 Oceans, enfrentou problemas técnicos, físicos, entre tantas outras adversidades.
Basurko – Às 11h GMT (8h no Horário de Brasília) Basurko estava apenas 70 quilômetros distante da costa espanhola, com seu barco Pakea velejando a 8 nós de velocidade. Em contato com organização Basurko contou sobre o susto que passou na última noite. Um enorme navio cargueiro chegou a 100 metros de distância do Pakea, explicou. Apesar de indignado com a desatenção e o perigo do incidente, Basurko ainda brincou: Eles provavelmente estavam assistindo futebol pela televisão!.
Bernard Stamm foi o primeiro da perna 3 e Kojiro Shiraishi o segundo. Ambos repetiram o resultado no ranking geral da 5 Oceans.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: maio 4, 2007