Sir Robin faz ultrapassagem na 5 Oceans (foto: onEdition – WWI/ 5 Oceans)
Neste fim de semana o experiente comandante britânico Sir Robin Knox-Johnston deu mais uma prova do porquê é considerado uma lenda da vela. Mesmo tendo pago uma penalização de 48 horas logo no início da segunda etapa da 5 Oceans, Sir Robin ultrapassou Graham Dalton e agora é o quarto colocado.
Para completar, Sir Robin ainda teve uma boa surpresa. Ótimas notícias, achei mais duas garrafas de whisky que tinha escondido nas minhas botas e esqueci, então o suprimento está ok, contou o quarto colocado animado.
Segundo o boletim oficial de hoje, os três primeiros colocados estão muito distantes, já os três últimos tem apenas 148 quilômetros de diferença entre eles. O último colocado Graham Dalton, com A Southern Man-AGD, está a 87 quilômetros de Sir Robin e seu Saga Insurance, a apenas 64 quilômetros de Unai Basurko, em seu Pakea.
Bernard Stamm é o líder absoluto, 3.185 quilômetros a frente de Kojiro Shiraishi, e o único a ter cruzado o Cabo Horn. A diferença de Shiraishi para Basurko é de 2.387 quilômetros. Quem também teve um final de semana positivo foi o japonês Kojiro, que hoje está a 598 quilômetros do Cabo Horn e deve ultrapassá-lo na tarde desta terça-feira.
O que Kojiro não contava é que teria um problema com o cabo da válvula que controla o fluxo da água no tanque responsável pela estabilidade de seu Open 60. Após horas de trabalho, o comandante japonês conseguiu fazer um conserto temporário e deverá ter problemas apenas em ventos fracos, quando sua velocidade será reduzida.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: fevereiro 12, 2007