Webventure

Sir Robin termina 2ª perna da 5 Oceans; Dalton ainda no Brasil


Sir Robin termina a Perna 2 (foto: onEdition/ 5 Oceans)

No sábado, dia 31/03, foi a vez do experiente velejador britânico Sir Robin Knox-Johnston, de 68 anos, terminar a segunda perna da regata de volta ao mundo Velux 5 Oceans, em quarto lugar. Ele levou 75 dias, 18 horas e 43 minutos de Fremantle, na Austrália, até Norfolk, nos Estados Unidos.

Nesta etapa Sir Robin lidou com os extremos, tanto psicológicos como físicos. Ele precisou driblar falhas no sistema de piloto automático e para isso teve que voltar para terra, sendo penalizado com 48 horas. De volta a regata, mais de 460 quilômetros atrás do adversário mais próximo, Unai Basurko, ainda teve problemas tecnológicos, o que o impediu de receber informações sobre o tempo.

Apesar de todos os contratempos, Johnston levou apenas sete dias para se aproximar dos outros competidores, o que não significa que seus problemas tenham acabado. Ele ainda sofreu com vazamento de óleo, tanques de lastro transbordando, problemas nos computadores, entre outras adversidades. Com o objetivo de solucionar os problemas, Sir Robin parou em Usahaia, na Argentina.

As variações dos ventos ainda causaram fadiga e dias sem dormir, além do calor infernal que enfrentou nos trópicos. “Esta perna foi um pesadelo, estou muito feliz por ter acabado. Eu pensei que fosse terminar dois dias atrás, mas o tempo decidiu que não. Eu acho que Unai tem rezado na igreja para que os ventos soprassem contra mim”, disse Sir Robin. Na primeira perna, o britânico conquistou uma diferença de cinco dias para o espanhol, que nesta etapa chegou sete dias antes dele.

Graham Dalton – Todos os velejadores terminaram a perna, com exceção de Graham Dalton, que durante a competição teve que voltar para terra três vezes e agora está no Brasil por ter perdido seu bulbo. Há mais de duas semanas no porto de Fortaleza, Graham conseguiu reconstruir o bulbo e reconecta-lo ao barco, mas durante tentativa de voltar ao mar enfrentou problemas com seu piloto automático.

Depois de tantos problemas, Dalton não desistiu de terminar a perna e continuar na competição. Para cumprir seu objetivo ele precisa estar pronto para largar para a terceira perna, rumo a Bilbao, na Espanha, às 13h do dia 22/04, sendo que tem que ter completado 72 horas em terra entre as duas pernas.

Este texto foi escrito por: Webventure