Webventure

Site promete melhorar o sistema de reserva de hospedagem no Abrigo Rebouças, no Itatiaia (RJ)


O Rebouças que fica a 2.350 metros de altitude e foi construído na década de 1950 (foto: Divulgação)

Quem já tentou e não conseguiu reservar hospedagem no Abrigo Rebouças, o alojamento de montanha localizado dentro do Parque Nacional do Itatiaia (RJ)? Até então, era mais fácil ganhar na loteria do que ter uma ligação atendida por um funcionário do parque dizendo que o próximo final de semana ou feriado tinha agenda livre.

Para tentar acabar com essa agonia, a Câmara Técnica de Montanhismo e Ecoturismo do Itatiaia desenvolveu, de forma voluntária, uma página na internet (www.abrigoreboucas.com.br) para facilitar a vida de quem deseja dormir dentro do parque nacional mais antigo do Brasil (leia aqui sobre suas atrações).

Como proceder. Pelo novo método, o interessado deve enviar de forma on-line o interesse de reserva. Uma das principais vantagens é que o site mostra um calendário, com os dias ainda disponíveis e o número de pessoas que já têm reservas em cada data.

O abrigo comporta até 16 ocupantes e cobra diária de 10 reais por pessoa. As camas e os beliches ficam em um mesmo quarto, que pode ser compartilhado por mais de um grupo, se ainda houver vagas.

As solicitações devem ser feitas entre um mês e dois dias antes do uso. A confirmação ou a negação de pedido chega por e-mail, em até dois dias úteis. O pagamento integral é feito no próprio parque, na chegada (leia no site acima todas as regras detalhadas).

Para o camping, as regras são similares. Há espaço para até 15 barracas com três pessoas cada, sendo que 10 vagas estão disponíveis para reserva e as outras cinco ficam abertas para visitantes sem planejamento. A diária custa 6 reais por pessoa e a reserva deve ser feita com até um mês de antecedência, no máximo.

Este texto foi escrito por: Da Redação