Webventure

Six Days: belga ganha individual e Finlândia por equipes


Belga Stefan Everts conquista título do Isde. (foto: Idário Araújo/Vipcomm)

O piloto belga Stefan Everts comprovou que é um fenômeno do motociclismo mundial. Em sua primeira participação em uma prova de enduro, ele conquistou o título do International Six Days Enduro (Isde), que chegou ao fim na tarde deste sábado (08/11), na cidade de Fortaleza, no Ceará.

Sete vezes campeão mundial de motocross, Everts terminou na primeira colocação da classificação geral individual do Isde após seis dias de disputas. No último dia, ele ainda venceu uma prova de supermotard.

O grande rival do belga durante todas as baterias foi o australiano Stefan Merriman, que cruzou a linha de chegada 42 minutos e 25 segundos atrás. A terceira colocação ficou com o finlandês Juha Salminen, a 1h33min41 do líder.

“Estou orgulhoso por ter vencido minha primeira prova de enduro na carreira, principalmente por ela ser o Six Days”, disse Everts, que quase não se preparou para a competição. “A única coisa que treinei foi trocar o pneu. Não queria que as pessoas ficassem rindo de mim.”

Grandes números – Disputado pela primeira vez na América Latina, o International Six Days Enduro apresentou números que impressionam. A começar pelo número de participantes: 376 pilotos, de 35 países, largaram na segunda-feira.

Porém 89 acabaram ficando pelo caminho, por quedas, problemas mecânicos ou desistências. Somente na última etapa do Six Days (a supermotard) foram dez baterias, divididas em categorias cada uma deu sete voltas em uma pista de 1.800 metros, mesclando trechos de asfalto e terra.

Os pilotos da Finlândia garantiram o bicampeão ao país na categoria Troféu Mundial, a mais importante entre seleções. Desde o primeiro dia os finlandeses andaram mais rápido e completaram a prova na primeira colocação com relativa tranqüilidade.

A equipe é formada pelos pilotos Ahola Mika, Aro Samuli, Salminem Juha, Saarenkoski Mika, Laaksonen Jani e Tiainen Kari. Atrás da Finlândia chegaram Itália, França, Espanha e Austrália, respectivamente segunda, terceira, quarta e quinta colocadas.

Já na Troféu Junior a vitória foi dos franceses, que terminaram à frente de finlandeses, italianos, alemães e suecos.

Outros resultados – Na 125cc 2 Tempos, o português Helder Rodrigues (KTM) foi o vencedor da supemotard. Stefan Merriman garantiu o primeiro lugar na 250cc 2 T, Peter Bergvall na 250cc 4 Tempos e Stefan Everts na 400cc 4 Tempos. O espanhol Ivan Cervantes, de KTM, terminou em primeiro na 500cc 4T.

Este texto foi escrito por: Webventure