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SIX DAYS: Calor foi a maior dificuldade no primeiro dia

Fortaleza (Brazil) – Sol forte, calor escaldante de aproximadamente 30 graus, areia, dunas, pedras, buracos e um cenário paradisíaco das praias do Ceará. Assim foi o primeiro dia do International Six Days Enduro, a maior prova de enduro do mundo. Muitos pilotos acharam as etapas relativamente fáceis tecnicamente, mas vários já ficaram pelo caminho devido a quedas, problemas mecânicos ou falta de combustível. Ao todo foram disputados três cross testes e dois enduro testes num total de 228 quilômetros pela região de Porto das Dunas, no município de Aquiraz, próximo a Fortaleza.

Como não bastassem as dificuldades de terreno e a exigência de técnica de pilotagem, o calor de mais de 30 graus também castigou os pilotos. “O clima estava muito quente, mas eu achei que o primeiro dia foi extremamente fácil. A moto está perfeita e não tive nenhum problema com a minha KTM”, declarou o finlandês Juha Salminen.

Outro que reclamou muito da temperatura alta no litoral cearense foi o italiano Giuseppe Gallino. “O sol foi meu único problema, o que está dificultando o meu desempenho”. Já o francês Porte Guillaume, embora também falasse do calor, disse que gostou muito de andar na areia e nas dunas. “Tenho boas expectativas para os próximos dias”.

Já o espanhol Ivan Cervantes, uma das grandes esperanças do time espanhol, estava “bem” e “mal” ao mesmo tempo. “Bem porque, após a queda que sofri na penúltima etapa especial, não me machuquei e não quebrei a moto. E mal porque eu estava num dia muito bom, andando forte e liderando a categoria. Creio que com o tombo perdi mais de 20 segundos e isso poderá prejudicar meu resultado final”, desabafou Cervantes. Apesar de tudo, a moto dele está em perfeitas condições para largar nesta terça-feira.

Petróleo – O espanhol Arnau Villanova foi uma das vítimas da falta de combustível no cross teste 2. O mexicano Alberto Guijano, que compete com uma KTM 125, também quase ficou pelo caminho com pane seca na moto, mas conseguiu terminar a etapa. “Andar na areia exige muito da motocicleta, e consequentemente aumenta o consumo de combustível”, disse Guijano.

O International Six Days Enduro é organizado e produzido pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), Moto Club Bergamo e Adventure Eventos. A supervisão é da Federação Internacional de Motociclismo (FIM). O patrocínio é da Acerbis, Pirelli, Petrobras e Governo do Ceará e co-patrocínio de TAM Viagens, Ypióca e Museu da Cachaça. Apoio é da KTM, Honda, Husqvarna, Beach Park, Hapvida e site 360 Graus (www.360graus.com.br).

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