Foto: Pixabay

SIX DAYS: Everts quer garantir o título para Bélgica

Redação Webventure/ Parceiros

Fortaleza O belga Stefan Everts, seis vezes campeão mundial de motocross, é uma das esperanças da seleção da Bélgica em busca do título no International Six Days Enduro (ISDE), a maior prova de enduro do mundo que será disputada de 3 a 8 de novembro em Fortaleza. Após 35 horas de viagem, vindo direto do Japão, Everts chegou à capital do Ceará animado e mostrando-se preparado para enfrentar em seis dias os 1.300 quilômetros de trilhas, estradas de terra e areia na região de Porto das Dunas, na capital cearense.

É a primeira vez que Everts participa de uma prova de enduro e também do Six Days. A versão brasileira da corrida contará com a participação de 400 pilotos de 35 países. “Estou muito feliz por ter sido escolhido para representar meu país nesta prova. Apesar de não ter experiência neste tipo de competição, acredito que posso ser útil na luta pelo titulo”, disse o piloto durante as verificações administrativas no hotel Beach Park, onde está montada toda a infra-estrutura da prova.

O forte calor que faz em Fortaleza não preocupa o piloto. “Já estou acostumado com temperaturas altas. Na Europa, este ano, tivemos um verão muito quente e no ano passado fizemos uma prova no Qatar, onde o terreno e o clima são bem parecidos com os do Brasil” explicou o piloto, que também não teme a areia e as dunas cearenses. Everts vai pilotar uma Yamaha WR 450 e nesta quarta-feira ele treinou pela primeira vez no Brasil.

A única preocupação do super-campeão de motocross é em relação à manutenção da moto. Pelas regras do Six Days, o próprio piloto deve fazer a troca de pneus dentro de um limite de tempo, o que torna o Six Days uma prova super competitiva e emocionante. “Não tenho tenta experiência em trabalhar na moto, mas vou treinar para estar preparado”, disse o belga.

Verificações administrativas Antes de enfrentarem os desafios e armadilhas da prova em terras cearenses, os competidores começaram hoje a fazer as verificações administrativas, quando a organização checa os documentos pessoais dos pilotos, como passaportes, e também da moto. O último passo é a entrega das credenciais, que dá acesso aos locais do evento.

Para finalizar todo o processo das verificações administrativas, todos os competidores recebem uma garrafa especial de cachaça Ypioca, tradicional bebida brasileira feita de cana de açúcar. Alguns estrangeiros não conheciam o aguardente; outros sim. É o caso do finlandês Kari Tiainen, que já esteve no Brasil durante o campeonato mundial de enduro anos atrás. “A pinga é boa para fazer caipirinha”, disse o piloto.

Nesta quinta-feira começarão as verificações técnicas, quando os organizadores checam se a moto está dentro do regulamento da competição.

O International Six Days Enduro é organizado e produzido pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), Moto Club Bergamo e Adventure Eventos. A supervisão é da Federação Internacional de Motociclismo (FIM). O patrocínio é da Acerbis, Pirelli e Governo do Ceará e co-patrocínio de TAM Viagens, Ypióca e Museu da Cachaça. Apoio é da KTM, Honda, Husqvarna, Beach Park e site 360 Graus (www.360graus.com.br).

Claudia David/Ricardo Ribeiro /Wolfgang Fischer
VipComm Assessoria de Imprensa
Confederação Brasileira de Motociclismo
Sala de imprensa Beach Park: (85) 361-7867 / 361-7870
Celular: (85) 9601-2759
Site: www.vipcomm.com.br
E-mail: vipcomm@vipcomm.com.br

Este texto foi escrito por: Idário Araújo/Ricardo Ribeiro/Wolfgang Fischer

Last modified: outubro 29, 2003

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure