O brasileiro Alexandre Freitas em ação. (foto: Idário Araújo/Vipcomm)
Uma das favoritas ao título, a seleção finlandesa começou muito bem o International Six Days Enduro (Isde). Formada por seis integrantes, a equipe européia terminou na liderança das categorias Troféu Mundial e Troféu Júnior após o primeiro dia de prova, disputado nesta segunda-feira (03/11), nas praias do estado cearense.
A Itália conquistou a segunda colocação nas duas categorias, enquanto a Bélgica foi a terceira na Troféu Mundial e a França ficou com a mesma posição na Troféu Júnior. Apesar de correrem em casa, os pilotos brasileiros não conseguiram colocar o país entre os dez primeiros em nenhum dos rankings.
O grande adversário dos pilotos no dia inicial do Isde foi o sol forte, que elevou a temperatura para cerca de 30 graus e propiciou um ambiente extremamente seco nas areias, dunas e pedras pelas quais os competidores passaram. Prestes a entrar na estação de inverno em seus países, os europeus reclamaram do calor.
A prova – Ao todo foram percorridos 228 quilômetros pela região de Porto das Dunas, no município de Aquiraz, próximo de Fortaleza. Os participantes da Copa do Mundo, como é conhecido o Isde, disputaram três cross testes e dois enduro testes.
Logo no primeiro dia de competição alguns pilotos já tiveram de abandonar a prova, apesar do nível de exigência ter sido relativamente fácil, segundo eles. Motivos não faltaram: alguns tiveram quedas, outros problemas mecânicos e até falta de combustível.
O clima estava muito quente, mas eu achei que o primeiro dia foi extremamente fácil. A moto está perfeita e não tive nenhum problema com a minha KTM, declarou o finlandês Juha Salminen.
Formada por Mika Ahola, Samuli Aro, Juha Saminen, Kari Tiainen, Mika Saarenkoski e Jani Laaksonen, a Finlândia, atual campeã mundial, ocupa a primeira posição entre os países na Troféu Mundial e Troféu Júnior. A equipe ainda conta com mais quatro pilotos na Junior (Sub-23): Valtteri Salonen, Riku Riihelainen, Jari Mattila e Marko Tarkkala, que na primeira etapa teve problemas com a moto e parou.
Na categoria Clube, o KBS Uamk Team Unho fez o melhor tempo do dia, à frente de Team Itália Under 21. Em terceiro aparece DMSB 1. Já na categoria Fábricas, a KTM Racing está na liderança, à frente de KTM Farioli 1 e da Team Husqvarna, em terceiro.
Troféu Mundial
1) Finlândia
2) Itália
3) Bélgica
4) França
5) Portugal
6) Espanha
7) Austrália
8) Alemanha
9) República Checa
10) Holanda
Troféu Junior
1) Finlândia
2) Itália
3) França
4) Alemanha
5) Austrália
6) Holanda
7) Suécia
8) Reino Unido
9) Estados Unidos
10) Chile
Este texto foi escrito por: Webventure