Michal Martikan (foto: Divulgação)
Hoje foi o primeiro dia de prova para a modalidade Canoagem Slalom nas categorias C1, C2 e K1, e a Eslováquia teve o melhor resultado nas categorias C1 (canoa simples) Masculino e a Alemanha no K1 (caiaque simples) Feminino, com os atletas Michal Martikan e Jennifer Bongart. Martikan é o único competidor homem que tem três medalhas olímpicas. E Elena, que venceu a prova de hoje, é a número 1 no ranking mundial.
As provas acontecem no Complexo Olímpico Helliniko, onde foi montado o rio artificial que dá condições para as provas de Slalom. O Brasil não tem nenhum representante na modalidade, mas tem uma árbitra brasileira, Christina Beatriz Lentino, que foi trabalhar nos Jogos como árbitra Internacional da Federação Internacional de Canoagem.
No C1 Masculino, Martikan fez o melhor tempo e mostrou experiência no controle da embarcação e fez na contagem final pontuou 201.44. Defendendo a medalha olímpica estava o francês Tony Estanguet que cruzou a linha de chegada quase colado em Martikan, com uma diferença de apenas 0.09 pontos. O terceiro melhor foi o polonês Mariusz Wieczorek, com o melhor tempo de 104,24, na pimeira descida. Stefan Pfannmoeller, da Alemanha, acabou a prova em sétimo lugar após ter sido penalizado depois de tocar em duas portas.
Já no K1 Feminino, a alemã Jennifer Bongart venceu a eslocava Elena com 102,96, sendo que a número 1 do mundo ficou com 104,24, o tempo da primeira descida. Já a campeã olímpica da categoria, a eslovaca Stepanka Hilgertova, ficou em 11º. Ao todo, são 19 atletas dispuando essa categoria.
Amanhã, apenas 12 homens farão a semifinal no C1 Masculino e 15 mulheres a semifinal do K1 Feminino. As provas acontecem às 10 horas, horário local de Atenas (15h em Brasília). A cerimônia de entrega de medalhas para as duas categorias será também amanhã, às 18h, horário de Brasília.
Este texto foi escrito por: Redação Webventure