Poliana não vai bem na estréia (foto: Thiago Padovanni/ www.webventure.com.br)
A brasileira Poliana de Paula, da canoagem slalom, estreou em águas chinesas às 4h40 desta quarta-feira (13) – horário de Brasília.
Em sua primeira descida, no canal de 300 metros, Poliana marcou o tempo de 107s47, e mais seis segundos de penalizações, totalizando 113s47. Com isso, ela ficou com a 16ª colocação. A vitória fica com a alemã Jennifer Bongardt, que não sofreu punição e ficou com 92s79.
Na fase preliminar, cada atleta realizada duas descidas. Na semifinal e final, apenas uma. Na canoagem slalom, o atleta desce por um trecho de corredeiras e tem que passar por diversas balizas (chamadas de portas) colocadas no percurso sem tocá-las.
As penalizações da brasileira se devem ao toque nessas balizas; cada toque equivale a dois segundos, que é acrescido no tempo final. Caso um atleta não passe em uma das portas, é acrescido 50 segundos ao tempo do competidor.
Ao todo, 21 atletas participam da disputa e apenas as 15 melhores passam para a fase semifinal da disputa. Ainda hoje será realizada uma nova bateria da fase eliminatória. Os tempos das duas descidas são somados para definir os atletas que passam para a próxima fase.
A vaga – A brasileira conquistou a vaga na última hora, após a desistência de uma atleta da Argélia, Sarah Sonia Dupire. Poliana ocupa a posição número 87 no ranking mundial da modalidade. A atual número 1 é a tcheca Stepanka Hilgertova, que participa desta disputa.
Atualizado às 6h40
Este texto foi escrito por: Thiago Padovanni