Foto: Pixabay

Smera quebra hegemonia do Paulistano

Redação Webventure/ Canoagem

Jefferson diz que vencer o Paulistano foi prêmio extra. (foto: Camila Christianini / Arquivo Webventure)
Jefferson diz que vencer o Paulistano foi prêmio extra. (foto: Camila Christianini / Arquivo Webventure)

A equipe masculina Smera/EAS, de Santos (SP), quebrou a hegemonia do Paulistano e venceu a primeira prova da segunda etapa do Circuito Brasileiro de canoas havaianas. A disputa ocorreu no último fim de semana (08 e 09/06), em Bertioga (SP), com percurso rápido (6km). Também houve a prova para a categoria mista (três homens e três mulheres) e a New Cad-Água Marinha confirmou o favoritismo, vencendo novamente.

A competição aconteceu na Praia da Enseada. Após cumprir a primeira parte do percurso pré-determinado, um atleta de cada time deveria correr até um pórtico e voltar para uma nova largada. As três melhores equipes foram classificadas para a travessia, uma disputa longa, com cerca de 30 km, que vai definir esta segunda etapa no próximo sábado (15/06), também em Bertioga.

A Smera já havia chamado a atenção na primeira etapa, realizada no mês de abril, em São Vicente (SP). Formada “em cima da hora”, a equipe se classificou para a decisão e, na travessia, chegou perto do Paulistano. A vantagem foi da Smera desta vez, com 22 segundos à frente do Paulistano. Os vencedores completaram os 6 km em 28min23.

Prêmio extra – “Pudemos treinar um pouco e ainda tivemos o reforço do David, que é muito forte. O Paulistano tem grande experiência. Para nós, foi um prêmio extra””, comentou o capitão da equipe, Jefferson Libório, sobre a participação nesta segunda etapa. A presença dele também é um destaque no time, já que Libório também trabalha como garçom em Santos (SP) – estava servindo os clientes até as 4h30 do dia da competição.

A garra da Smera teve elogios do capitão do paulistano e um dos introdutores das canoas havaianas no Brasil, Fábio Paiva. “Eles mereceram o resultado. Remaram forte, chegaram na frente. Não tem o que discutir.” Até hoje, nas quatro competições realizadas no Brasil, o Paulistano tinha sido imbatível. “É bom ver que o esporte está evoluindo. Queremos isso, grandes equipes, para que o nível melhore cada vez mais”, acrescentou.

Ainda na Masculina, a equipe Brucutus, de Bertioga, atual vice-campeã, garantiu o terceiro lugar e a vaga para a travessia. O time local fez uma disputa acirrada na semifinal contra o Paulistano. Também mereceu destaque a equipe Lev Tec, de Santos, formada só por alunos da escolinha de canoa havaiana, sem experiência em campeonatos.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: junho 10, 2002

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure