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Snorkel e respiros de seu 4×4

Redação Webventure/ Offroad

Atravessar trechos profundos com um veículo sem preparação  (foto: Técnicas 4x4.)
Atravessar trechos profundos com um veículo sem preparação (foto: Técnicas 4×4.)

Ao atravessar trechos alagados ou com lama profunda, existe sempre a possibilidade de infiltração pela água ou lama nos diferenciais, caixas de marchas e transferência. Há risco, também, em situações radicais, de entrada de água ou lama no próprio motor, através do filtro de ar.

A solução para o motor é a instalação de um tubo instalado desde a entrada do filtro de ar, que fica sempre dentro do compartimento do motor, até a parte mais alta do veículo, normalmente na altura do teto ou bagageiro. Esse tubo, ou snorkel como é mais conhecido, deve ter a ponta externa protegida por uma capa ou chapeuzinho de metal, contra a entrada de água da chuva.

A instalação do snorkel requer um bom isolamento e vedação na ponta do tubo que será conectado à entrada de ar do filtro. Não poderá haver nenhuma entrada falsa de ar por onde a água possa ser aspirada pelo motor. Montagens mal dimensionadas acarretam perda de potência, leve seu veículo para um mecânico que entenda do assunto.

Mas a água pode entrar também nos diferenciais, caixas de mudanças e transferência. Existem respiros nestes componentes por onde a pressão, provocada pelo aumento da temperatura do óleo lubrificante e do ar interno, é aliviada. Este aumento de temperatura é causado pelo atrito entre engrenagens e semi-eixos. Quando isto acontece o ar é expulso através dos respiros correspondentes, equilibrando a pressão interna.

Em uma travessia de alagados a temperatura interna pode cair quando a carcaça do diferencial, caixas de marchas e transferência entrarem em contato com a água ou lama. Isto vai resfriar também o óleo e o ar interno, causando uma nova diferença de pressão e fazendo com que o ar seja sugado de volta para dentro do diferencial, caixas de marchas e transferência, equilibrando a pressão interna. Mas como há água suja em vez de ar, o que ocorre é uma contaminação do óleo por água e detritos. A perda das características lubrificantes do óleo pode trazer sérios problemas para as partes móveis destes componentes.

Após uma travessia solicite que o seu mecânico verifique se houve contaminação dos lubrificantes. Se o óleo apresentar cor esbranquiçada e leitosa, deverá ser substituído imediatamente.

É possível a montagem de um circuito de tubos, que elevem a posição dos respiros dos diferenciais, das caixas de marchas e transferência. O sistema é simples e eficaz, basta conectar o respiro do diferencial dianteiro em série com o das caixas e por último ao diferencial traseiro, tudo isto deverá estar conectado a um único respiro, que deverá ficar instalado na parte mais elevada possível como, por exemplo, dentro da cabine.

Nosso valente 4×4 enfrenta trechos alagados profundos. Mas deve estar preparado para a manobra!

Para mais informações

  • www.goodyear.com.br;
  • Curso de Condução Off Road Dpaschoal & Goodyear – www.tecnica4x4.com.br

    Este texto foi escrito por: João Roberto Gaiotto, especial para o Webventure

    Last modified: novembro 7, 2002

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