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Snorkel faz 4×4 respirar debaixo d´água

Redação Webventure/ Offroad

O Snorkel fica do lado de fora do carro  ao lado da porta. Equipamento faz a respiração do motor debaixo d'água. (foto: Arquivo Webventure)
O Snorkel fica do lado de fora do carro ao lado da porta. Equipamento faz a respiração do motor debaixo d’água. (foto: Arquivo Webventure)

Um dos equipamentos indispensáveis para veículos que freqüentemente transpõem áreas alagadas é o Snorkel, que possibilita ao veículo obter o ar necessário para o funcionamento do motor mesmo em condições adversas.

O nome Snorkel é derivado de um acessório muito utilizado pelos mergulhadores de respiração em águas rasas. Este acessório pode ser adquirido como equipamento original de fábrica, porém devido as suas características simples pode ser produzido também para qualquer veículo, 4×4 ou não.

Basicamente o Snorkel é constituído de um tubo metálico com algumas juntas de borrachas, que tem a função de não permitir a entrada de água no sistema de admissão de ar do veiculo, o que causaria sérios danos ao motor. Entretanto, salientamos que nos motores a diesel tem melhor aproveitamento deste equipamento, podendo trabalhar totalmente submerso com o uso do Snorkel.

O mesmo não acontece com os motores a gasolina, devido à sensibilidade do sistema de ignição. Mas nos motores mais modernos, dotados de injeção eletrônica, segundo seus fabricantes, o sistema é blindado possibilitando um melhor resultado em situações de alto índice de umidade.

Em situações extremas, o Snorkel pode ser improvisado com uma mangueira ou até com bambus de diâmetro aproximado de 50 mm ( 2″), e para improvisar as juntas de borrachas é preciso utilizar tiras de câmara de ar sobrepostas sobre a emenda, formando várias camadas. De acordo com a necessidade e a duração, o diâmetro não deve ser muito menor que o descrito acima para não estrangular a entrada de ar, o que provocaria um aquecimento desnecessário ao motor.

Não se esqueça, toda vez que o veículo trabalhar em condições extremas é necessário verificar se não houve contaminação de água nos óleos dos diferenciais e câmbio, engraxar todas as juntas do cardam e munhões. Para os veículos a diesel, verifique se não entrou água no tanque. Se ocorrer de entrar água no tanque a diesel o motor sofrerá graves danos com um possível cauço hidráulico, provocando o travamento do motor.

Este texto foi escrito por: Antônio Martins, especial para o Webventure

Last modified: outubro 31, 2000

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