Santuário do Caraça criou abaixo-assinado para proteger a Serra do Caraça (foto: Divulgação)
A Serra do Caraça, localizada nos municípios de Catas Altas e Santa Bárbara (MG), iniciou uma luta para proteger seu patrimônio contra ações predatórias em seu entorno, ocasionadas principalmente por atividades mineradoras. Por meio de um abaixo-assinado, o Santuário do Caraça espera exigir das entidades públicas uma ampliação da proteção ambiental da região.
Nós, abaixo-assinados, tendo em vista as notórias e cada vez mais audaciosas agressões em detrimento da Serra do Caraça e de seu entorno, principalmente por atividades mineradoras ambiciosas e predatórias que vêm contando com a aquiescência ou omissão de diversos agentes públicos que deveriam zelar pela proteção da integridade e preservação dessa importante região, dirigimos este manifesto às autoridades competentes para que sejam protegidas todas as riquezas naturais e culturais da Serra do Caraça, diz parte da declaração do abaixo-assinado.
Inserida hoje apenas na categoria RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural), declaração esta feita em 1994, a Serra do Caraça não tem total proteção das autoridades e ainda não teve sua área de cuidado totalmente delimitada mesmo sendo tombada pelo art. 84 do ADCT da Constituição do Estado de Minas Gerais com o fim de conservação ambiental.
Segundo o abaixo-assinado, o maior problema está ligado à omissão do Estado em proteger o patrimônio cultural e ambiental de Minas Gerais, não aplicando as regras inseridas no art. 251 da mesma constituição, que determina que a exploração de recursos hídricos e minerais do Estado não poderá comprometer os patrimônios natural e cultural, sob pena de responsabilidade, na forma da lei e que deveria assim proibir a exploração pelas mineradoras.
Serra do Caraça – A Serra do Carraça é um dos trechos da famosa Serra do Espinhaço (MG) e hoje é considerada uma das regiões com maior número de recursos naturais, entre eles fauna, flora, recursos hídricos, paisagens notáveis, e culturais, como bens históricos, arqueológicos, espeleológicos, paleontológicos, tradições de Minas Gerais.
Tendo seus primeiros registros em 1700, o local chamou a atenção, inclusive, do segundo e último imperador do Brasil, Dom Pedro II, quando em abril de 1881, o mesmo visitou, acompanhado da imperatriz Tereza Cristina, a região mineira.
Desde que se começa a subir a Serra do Caraça, cresce a beleza da paisagem e do alto descobre-se vastíssimo horizonte e depois uma das mais belas cascatas que eu conheço que forma lençóis e tanques e corre em fundo vale, estreitando pelas montanhas. Nunca admirei lugar mais grandiosamente pitoresco. O cruzeiro fulgurava em nossa frente e à esquerda Vênus faiscava quase sobre a montanha. Não posso descrever tanta beleza, disse Dom Pedro II.
Para participar do abaixo-assinado, basta acessar o site www.santuariodocaraca.com.br. A petição será entregue ao Ministério Público.
Este texto foi escrito por: Webventure