Webventure

Sobral: as belezas e história no interior do Ceará


Penúltima etapa do Sertões (foto: David Santos Jr)

A segunda maior cidade do interior do Ceará, perdendo apenas para Juazeiro do Norte, Sobral tem uma das maiores economias do Estado, com cerca de R$ 1,5 bilhões. Além da força na área econômica, o turismo ganha força por conta das belezas naturais da cidade.

Dentre os principais destaques naturais do turismo, Sobral estão o Açude Jaibaras, a Fonte Termal do Pajé, o Rio Acaraú e a Serra de Meruoca. O centro histórico e museus têm grande presença e contam bastante a história da região, como o Arco de Nossa Senhora de Fátima, o Cristo Redentor, a Cadeia Pública, Estação Rodoviária, Museu do Eclipse e o Teatro São João, construído em 1880. Internacionalmente, Sobral ficou conhecido por ser o local de comprovação da Teoria da Relatividade (E=mc²), de Albert Einstein.

A história da cidade se confunde com o crescimento da economia, no século XVIII com o ciclo da carne de sol e carne de charque (carne seca). Com a produção e venda, Sobral tornou-se mais desenvolvida que Fortaleza e também se destaca por ter sido um dos centros abolicionistas da região. Já no século XX, a Princesa do Norte crescia como potência regional por conta das ligações férreas.

Calor – Novamente, os competidores do Rally dos Sertões irão encarar um forte calor na região. A 238 quilômetros de Fortaleza, a penúltima parada dos pilotos e navegadores promete média de temperatura de 30ºC. Localizada na Depressão Sertaneja, o município é o que mais registra abalos sísmicos no Brasil, e o mais forte foi em maio de 2008, chegando a 4.3 na escala Richter.

Este texto foi escrito por: Bruna Didario