Webventure

Sobre o Encontro de Montanhistas no Lenheiro


Cartaz do Encontro. (foto: Divulgação)

No início deste ano, eu e o Paulo recebemos um convite para fazer uma palestra num encontro de montanhistas em São João Del Rey, sul de Minas Gerais. Naquele momento, dissemos que iríamos para lá, mas pensávamos que seria alguma coisa como um encontro normal de clubes, com umas vinte ou trinta pessoas e só.

No dia 9 de março, saímos bem cedo de São Paulo, conforme combinado com os organizadores Luiz e com Ique Santana, que só conhecíamos por telefone. Quase chegando lá, dois jovens nos pediram carona na estrada e contaram que também estavam indo para a Serra do Lenheiro para “um encontro de escaladores”. Não conhecíamos o lugar e ficamos realmente surpreendidos quando avistamos aquele local repleto de montanhistas escalando por todo canto.

Ralação – Não havia espaço que não estivesse coberto por alguma cordada fazendo via, ou então, uns tantos com colchonetes nas costas, procurando um ou outro bolder. Até mesmo vips, como o Eliseu Frechou e o Belezinha (André Berezoski) estavam lá, ralando debaixo de um calor forte, tentando vencer um bolder bem difícil. E subia um, caía, subia o outro, caía, até que um deles mandou. E, entre tanta gente, muitas mulheres escalando firme.

Depois de um dia de tanta ralação, a noite não era da cervejada, mas de palestras sobre o que motiva escaladas, sobre escaladas em geral, sobre big walls, escalada esportiva tradicional, novos locais de escaladas em Juiz de Fora e até a nossa, sobre como planejar uma expedição.

E ainda ouvimos de uma jovem alguma coisa sobre “nós aqui não escalamos coisas grandes como o pessoal de São Paulo, Rio, Curitiba, nós não fazemos escaladas fortes”. Oras, como não? Escalam muito e com bastante entusiasmo Ultimamente, não me lembro de ter visto tantos montanhistas juntos e-s-c-a-l-a-n-d-o… A não ser nas grandes montanhas de lá de fora, que chegam a juntar 200, 300 montanhistas nas temporadas.

Reconhecimento – Por iniciativa do Centro Sanjoanense de Montanhismo e com o apoio do Centro de Treinamento de Montanha do Exercito, esses jovens juntaram no 3º Encontro de Escaladores da Serra do Lenheiro cerca de 250 montanhistas para um fim de semana com muitas escaladas, troca de informações, cursos de orientação, palestras, confraternização.

Esses jovens merecem um super reconhecimento, pois conseguiram fazer um evento desse porte, bastante organizado, com apoio do Exército, da Universidade de Juiz de Fora, da imprensa regional, etc, que propiciou a todos muita escalada e troca de informações com o objetivo de uma prática conseqüente do montanhismo.

Com o aumento do número de praticantes desta atividade, eventos como esse são muito importantes, pois favorecem a melhoria do nível técnico em geral, o aumento de informações sobre as questões de segurança, sobre ambientes naturais propícios para a prática do montanhismo e, sem dúvida, sobre regras de conduta, norteando as boas relações entre os praticantes, com a população do entorno desses locais e deles com a natureza.

É isso aí, moçada! Muito obrigada pelo 3º Encontro!!!

Este texto foi escrito por: Helena Coelho