A sobrevivência foi o tema vencedor do Baff Mountain Festival, encerrado no último fim de semana, no Canadá. “Vision Man”, a história de um caçador inuit de 87 anos que relembra sua vida no Ártico, levou o título de melhor filme. Dirigido pelos suiços William Long e Lars Åby, tem como protagonista Utuniarsuak, que durante anos acompanha os avanços de sua comunidade no extremo norte da Groenlândia, mas também lamenta o desequilíbrio crescente entre o homem e a natureza.
O Clube Alpino local levou o prêmio na categoria Melhor Filme de Escalada, com “Oceans of Fear”. A fita se passa na África do Sul. Em 1984, os alpinistas Andy De Klerk e Greg Lacey escalaram uma rocha no Klien Winterhoek Mountains, em Western Cape, África do Sul. Anos mais tarde, De Klerk retornou ao freeclimb não apenas escalando mas também fazendo base jump no mesmo cume, desafios registrados no filme.
Os dois filmes, e outros premiados, vão ser exibidos em turnê mundial a partir desta semana.
Ressureição – O Book’s Festival foi vencido por “The Totem Pole: and a Whole New Adventure”, do alpinista Paul Pritchard. O livro relata a experiência de Pritchard ao sofrer um acidente na montanha, localizada na Tasmania. O alpinista havia custeado a viagem com o prêmio recebido por outro livro, Deep Play, no Boardman Tasker Award, em 97. As lesões foram tão graves que, para os médicos, Pritchard jamais voltaria a andar ou falar.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: novembro 10, 1999