Alexandre Portela faz um ‘balanço’ do Sul-americano
… e fala dos planos para este ano
Foram 10 vias em três semanas. Noites viradas, muita cobrança, incidentes técnicos e elogios… Alexandre Portela, route-setter do Rope Show é um sobrevivente. “Valeu a pena. Não é todo dia que se tem um muro grande desses, se pudessemos faríamos quatro fins de semana”, comentou, com a serenidade característica, após a final da última competição de escalada, domingo passado, no Rio. Apesar da satisfação, Portela não vê a hora de voltar ao seu ‘berço’, o big wall. Acompanhe a entrevista exclusiva concedida à Webventure.
Webventure – Acabou. Qual é a sensação após três fins de semana de trabalho tão puxado num muro de 22 metros? Ou dá vontade de encarar mais um campeonato?
Alexandre Portela – Olha, três campeonatos é bem puxado, mais ainda quando tem eventos paralelos acontecendo. Mas a gente tem que aproveitar a oportunidade de ter o muro e se pudesse faria até quatro (campeonatos), né?
Webventure – A semana que antecedeu o Sul-americano foi a mais complicada, com críticas ao Brasileiro e o tempo ainda curto… O fato de ter aumentado a equipe para esse fim de semana ajudou e é por isso que todo mundo saiu elogiando?
Portela – Diria que a semana passada foi a menos estressante de todas, mas o trabalho foi puxado da mesma maneira. Ajudou porque a gente se cansou menos, eu só abri pessoalmente as vias finais. E saí satisfeito com todas elas.
Webventure – Como você a qualidade dos atletas nesse Sul-americano?
Portela – Entre os brasileiros foi equilibrado, mas o chileno (Juan Fernandez) e o Diego (Marsellas, argentino) estão acima, ele é muito forte, tem um preparo físico excepcional.
Webventure – O que falta pra gente chegar lá?
Portela – É uma questão de tempo, o pessoal já está se dedicando.
Webventure – Desde de quando você começou já havia essa disputa Brasil x Chile x Argentina?
Portela – O primeiro campeonato que eu participei foi um Sul-americano em rocha, em Córdoba (ARG), no ano de 85, 86… Esses países, mais a Venezuela, sempre se destacaram, o nível subia junto. Mas agora parece que eles se adiantaram, por causa desses dois atletas. Na média, a gente está melhor. Nos campeonatos em geral, o Brasil sempre está melhor como equipe.
Webventure – E a agenda, o que você vai fazer neste ano?
Portela – Tenho uns projetos em parede, big walls, canyons. Estou planejando escaladas na Serra dos Órgãos. Mais montanha…
Webventure – Você gosta mais de montanha?
Portela – Gosto de paredes grandes. Eu gosto de escalada esportiva, mas não é o que me preenche.
Webventure – No balanço geral do evento, valeu a pena tanto sacrifício?
Portela – Quanto mais tem evento, mais as pessoas gostam, mais gente escala. Cada um tem o seu motivo, mas tem uma turma grande que se envolve com escalada de competição e que merece esse estímulo.
Este texto foi escrito por: Luciana de Oliveira
Last modified: abril 27, 2000