Foto: Pixabay

Soldado morre ao escalar pedreira em solo

Redação Webventure/ Montanhismo

O soldado-paramédico do Grupo Especial de Salvamento e Ações de Resgate de Niterói Leandro Firmino Mendonça, de 31 anos, morreu ontem após cair em uma escalada solo (sem cordas). O soldado estava em uma pedreira em São Gonçalo, bairro Colubandê. Uma pedra se soltou e ocasionou a queda.

O corpo de bombeiros foi acionado, porém Leandro morreu no local. Seu irmão, Raphael Firmino Mendonça, 28, classificou o acidente como uma fatalidade. “Meu irmão era uma pessoa muito preparada para praticar esse esporte, já fez curso na própria polícia”, lamentou, em entrevista ao jornal O Fluminense, do Rio de Janeiro.

“Ele adorava escalada e sempre aproveitava as horas vagas para subir pedreiras. Na maioria das vezes, eu ia com ele. Desde pequeno, Leandro queria ter uma profissão de risco, mas que salvasse vidas”, completou Raphael. O soldado deixa mulher e filha de três anos.

De acordo com o presidente da Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada, Silverio Nery, “pedreiras, mesmo inativas há muito tempo, são muito suscetíveis ao desprendimento de blocos”.

Solo – A escalada em solo é uma das modalidades da escalada, onde não se utiliza nenhum equipamento de segurança, o escalador sobe a via sozinho, sem a proteção de cordas. Geralmente os acidentes são fatais.

Este texto foi escrito por: Daniel Costa

Last modified: fevereiro 1, 2007

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure